Encontro alinha agenda 2026 para ampliar exportações e integração internacional do Acre
Por Comunicação Fórum
Atualizado em 2 de fevereiro de 2026

Na manhã desta segunda-feira, 2, o Fórum Empresarial do Acre, em parceria com o Governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), realizou o “Encontro de Planejamento de Ações para Fortalecer o Comércio Exterior e a Integração Internacional do Acre”.
Durante a reunião, conduzida pelo secretário da Seict e coordenador da Câmara Técnica de Comércio Exterior do Fórum, Assurbanípal Mesquita, foram debatidas prioridades de infraestrutura e logística, como manutenção e melhorias nas BR-317 e BR-364, implantação do anel viário de Brasiléia, melhoria das alfândegas, operacionalização da ZPE, ampliação da capacidade de armazenagem de grãos e implantação de um laboratório de alimentos credenciado.

“No final de 2025, as exportações alcançaram mais de 98 milhões de dólares. Foi um número significativo em relação aos demais anos. Outro destaque é que, no final de 2025, o Acre, olhando para os sete anos, exportou mais de R$ 2,1 bilhões. É um número que anima e mostra que esse tipo de atividade está crescendo, está acontecendo, está aquecida, com perspectivas de ampliar ainda mais”, afirmou.
Também entraram na pauta da reunião medidas de apoio às empresas, melhorias nos serviços aduaneiros e o reforço à participação do estado em feiras, eventos e missões empresariais no Brasil e no exterior.
O presidente do Fórum Empresarial do Acre e da Fieac, Assuero Veronez, destacou a expansão da produção agropecuária no estado e a necessidade de abrir caminhos para novos mercados.
“Então, essa atividade agropecuária, seja tanto da bovinocultura de corte, seja da produção de grãos, milho e soja, está em expansão. O Estado experimenta esse boom de crescimento nessa área, mas nós precisamos de mercados. Nós estamos distantes, temos dificuldade logística e precisamos superar esses gargalos para chegar aos portos de forma mais competitiva e poder exportar. Esse é o nosso objetivo”, destacou.

Assuero também ressaltou o papel das instituições e do Fórum no avanço da pauta. “O objetivo é reforçar todo esse trabalho que tem sido feito pelas instituições. Inclusive o Fórum tem trabalhado nessa questão das exportações, por meio da Câmara Técnica de Comércio Exterior”, reforçou.
Participaram da reunião o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) e deputado federal, José Adriano, o presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federacre), Rubenir Guerra, a presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Patrícia Dossa, além de representantes da Seplan, Anac, Sefaz, Idaf, Sebrae/AC, Mapa/SDA, Sindicato dos Transportes, ApexBrasil e da imprensa local.