A presidência do Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação do Acre convidou a superintendência do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para conhecer a metodologia usada no Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (Sinapi). O encontro ocorreu nesta sexta-feira, 22, com o presidente do Fórum, José Adriano, a coordenadora Tíssia Veloso, o superintendente do IBGE, Marco Fabio, o coordenador de Levantamento de Preço do IBGE, Cledson Jardim, e a pesquisadora do IBGE Gardênia Sales, o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon), Carlos Afonso dos Santos, e o assistente administrativo do Fórum Rômulo Valentim.
O Sinapi tem como objetivo a produção de séries mensais de custos e índices para o setor habitacional, de salários medianos da mão de obra e preços de materiais e equipamentos da construção civil. O Sistema é uma produção conjunta entre o IBGE e a Caixa Econômica Federal. O IBGE é responsável por coletar os dados, apuração e cálculos, enquanto que a Caixa divulga o levantamento.
O Fórum Empresarial do Acre trabalha com uma iniciativa parecida, que é o Custo Unitário Básico da Construção Civil (CUB), ferramenta utilizada para estimar os custos envolvidos na execução de projetos de construção, fornecendo uma referência para o cálculo de preços e orçamentos.
O levantamento é feito em parceria com o Sinduscon, responsável por fazer os cálculos, e o Fórum disponibiliza profissionais para fazer cotação de preços e ajudar na conscientização dos empresários a fornecerem os dados.
“Pedi para chamar a equipe do IBGE, que trabalha com o Sinapi, para a gente tentar entender como é a metodologia deles e se há alguma orientação para a gente. Nossa preocupação é a gente não bater de frente com os números do IBGE, então, estamos levantando dados, fazendo pesquisas locais e identificando parceiros para a gente trabalhar juntos”, destacou o presidente José Adriano.
O superintendente do IBGE, Márcio Fabio, agradeceu o convite e o interesse do presidente José Adriano em conhecer os dados do Sinapi e destacou que o Instituto já tem uma parceria com o Fórum Empresarial do Acre por meio das Câmaras Técnicas
“É interessante sempre esse esclarecimento que o IBGE traz principalmente para o Sindicado da Construção Civil, da Federação da Indústria, como é feito essa pesquisa, a metodologia dessa trabalho, que é fundamental até como forma de transparência das nossas atividades, e é legal essa valorização que o Fórum tem dados para o IBGE também”, celebrou.
O coordenador de Levantamento de Preço do IBGE, Cledson Jardim, apresentou a metodologia e explicou como os dados são levantados, que item é pesquisado e confirmou que, assim como o CUB, o preço por metro quadrado também consta os dados divulgados.
“O Sinapi é divulgado todo o mês para cada estado da federação. Nele estão presentes insumos, equipamentos e mão de obra da construção civil, além disso a Caixa, que é parceira nessa pesquisa, também divulga o preço de serviço, serviço de alvenaria, reboco, por exemplo”.
O coordenador disse que o IBGE se colocou à disposição da presidência do Fórum e agradeceu o convite. “Foi uma apresentar a pesquisa e retirar dúvidas em relação a própria pesquisa que eles tinham referente ao SINAP e a gente apresentação da nossa metodologia, como que é feito a pesquisa, como são apresentados os dados, divulgados e ficou à disposição. O Adriano fez algumas indagações relativo a alguns produtos e a gente explicou para ele”.