O Programa DEL Turismo segue avançando no trabalho de turismo sustentável em Rio Branco, capital do Acre e primeira do país a aderir a iniciativa. As equipes da Prefeitura de Rio Branco, sob orientação do consultor regional do programa, Estácio Guimarães, começaram a trabalhar a marca turística do município.
Na capital acreana, o programa trabalha com três câmaras técnicas: de infraestrutura turística, turismo e sustentabilidade e de qualificação. Cada câmara técnica tem 18 membros.
Já o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) é composto por 21 pessoas. A Prefeitura de Rio Branco aderiu ao programa em agosto de 2023 e desenvolve as ações por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI). O lançamento foi feito no dia 23 de agosto com a presença do presidente do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, José Adriano, do prefeito Tião Bocalom, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação, coronel Ezequiel Bino, servidores, a imprensa local e parceiros.
A diretora de Turismo da SDTI, Fabiula Moreira, atua também como agente de articulação do município.
O consultor regional, Estácio Guimarães, explicou que o treinamento das equipes terminou em dezembro. Agora, iniciou-se a institucionalização, fase em que são definidos e executados os projetos. O primeiro projeto a ser escolhido foi a construção da marca turística do município. “Já definimos os potenciais que o município detém”, contou o consultor.
Potenciais e elementos
A marca turística de um município é composta por potencias e elementos que representam a localidade. Para construção da identidade visual turística da capital acreana, as equipes levantaram os seguintes potenciais:
- Artesanato
- Geoglifos
- Gastronomia
- Complexo de mercados (Novo Mercado Velho, Mercado do Bosque, outros)
- Turismo religioso (santo daime, Círio de Nazaré, ayahuasca, outros)
- Observatório de pássaros
Sobre os elementos, os citados foram:
- Complexo da Gameleira
- Igreja de Nossa Senhora de Nazaré
- Passarela do Rio Acre/Ponte Metálica
- Parque da Maternidade
- Esplanada do Plácido de Rio Branco/Obelisco
- Tentamen
- Praça da Revolução
- Caixa d’água da Seis de Agosto
- Capivara
- Parque Capitão Ciríaco
- Museu dos Autonomistas
“Foram esses referendados. Em cima desses elementos e das potencialidades vamos definir três propostas para que possamos trabalhar, em conjunto com a Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade e com o Conselho Municipal, a definição da marca e possamos encaminhar para Secretaria Municipal de Turismo. A previsão é de que seja desenvolvida até o final de fevereiro”, confirmou Estácio.
A diretora de Turismo da Prefeitura de Rio Branco e agente de articulação do programa, Fabíula Moreira, destacou que a consultoria do DEL Turismo sempre foi um sonho da diretoria. Para ela, a construção da marca turística do município representa um dos principais momentos da parceria.
“Rio Branco não tem uma identidade visual de turismo e, acho que a para a gente conseguir vender o turismo e o nosso destino, precisamos dessa identidade do que transmite o turismo em nosso município. Tudo que estamos fazendo enquanto gestão pública e a consultoria do DEL Turismo está sendo articulado da melhor forma possível, trazendo todo trade de turismo, a sociedade civil para que a gente possa, juntos, caminha e, realmente, tirar do papel algumas ações e tornar Rio Branco um ponto turístico não só de passagem”.