Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Projeto de Bioeconomia e caravanas de combate à monilíase e a mosca da carambola são pautas do Grupo de Trabalho de Fruticultura

A terceira reunião do Grupo de Trabalho de Fruticultura reuniu representantes de diversos órgãos e instituições para uma apresentação do Projeto de Bioeconomia – Cadeia Produtiva do Cacau e das caravanas de prevenção da monilíase e da mosca da carambola. A reunião ocorreu nesta segunda-feira, 26, no Fórum Empresarial do Acre

As caravanas vão reunir diversas instituições com campanhas educacionais, curso de multiplicadores, elaboração de material didático para combater essas pragas. A caravana da monilíase está agendada para o dia 22 de outubro na Região do Vale do Juruá. “Depois vamos formular propostas para as instituições. É uma caravana de informação. Vamos nos reunir em alguma local, seja no Sebrae ou na Ufac, vão ter grupos de trabalho e depois vamos nas propriedades rurais”, destacou o coordenador do grupo de trabalho, Josicley Azevedo.

Sobre a caravana de combate à mosca da carambola, o coordenador explicou que a ação é apenas preventiva uma vez que no Acre não há registros da praga. A ação irá ocorre entre 18 e 22 de novembro. “Quando não se tem informação, não se sabe do que se trata. Então, a informação é essencial”.

A equipe do Sebrae fez uma apresentação sobre o foco de trabalho do cacau nativo, que fica na Região do Juruá e concentra as empresas que compram esse cacau, processa as amêndoas ao ponto de atender nichos de mercado. Josicley Azevedo ressaltou que o Projeto de Bioecononia atende produtores que trabalham com produtos nativos.

Participaram da reunião representantes do Sebrae/AC, da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), da Embrapa e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf).

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress