Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Revisão confirma queda de 5% no PIB dos Estados Unidos no 1º trimestre

G1 – 25/06/2020

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos manteve a contração estimada para a economia do país no primeiro trimestre deste ano. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25), o Produto Interno Bruto (PIB) do país encolheu a uma taxa anualizada de 5% entre janeiro e março – dados preliminares apontavam para uma queda de 4,8%, e uma primeira revisão já havia apontado queda de 5%.

No trimestre anterior, a economia cresceu 2,1%.

É a maior queda trimestral desde os últimos três meses de 2008, quando o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 8,4%. Em dólares correntes, o PIB recuou 3,4%, ou US$ 189,4 bilhões, para o patamar de US$ 21,54 trilhões.

Segundo o Departamento do Comércio, a queda do PIB nos primeiros três meses do reflete a resposta ao avanço da Covid-19, que fez com que governos locais emitissem ordens para que a população ficasse em casa.

“Isso levou a mudanças rápidas na demanda, conforme empresas e escolas entraram em trabalho remoto ou cancelaram suas operações, e consumidores cancelaram, restringiram ou redirecionaram seus gastos”, diz escritório.

A entidade aponta ainda que os efeitos completos da pandemia da Covid-19 não podem ser quantificados nas estimativas de PIB para o primeiro trimestre de 2020 porque os impactos estão geralmente incorporados aos dados de origem e não podem ser identificados separadamente.

Influências

A queda no PIB reflete contribuições negativas de consumo pessoal, investimento fixo não residencial, exportações e investimentos privados. Houve contribuições positivas, no entanto, de investimentos fixos residenciais, gastos estatais e importações.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress