Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Safira anuncia inscrições para programa de inovação que investirá em três cleantechs

Por AGÊNCIA CANALENERGIA – 22/03/2018


A Safira Energia anunciou que estão abertas as inscrições para a primeira edição do seu Programa Safira Inovação, que prevê investimentos em até três cleantechs – startups especializadas em projetos e soluções voltadas para o mercado de energia.

Podem participar startups de todo o Brasil e que estejam no estágio de Produto Mínimo Viável (MVP, pela sigla em inglês) desenvolvido e validado, ou mesmo operacional. Os projetos pré-selecionados participam de um pitch day e os escolhidos receberão um total de até R$ 500 mil em investimento, além de espaço físico para trabalharem, acesso ao know-how da Safira Energia e ao mercado de energia, além de uma viagem para o Vale do Silício por projeto ganhador. O investimento em cada startup é variável e de dará por meio de participação societária (equity) e a propriedade intelectual do projeto será definida quando da assinatura do contrato.

O diretor executivo da empresa, Mikio Kawai Junior afirma que o desenvolvimento do setor energético brasileiro passa pela diversificação da matriz energética, com a adoção de fontes alternativas e sustentáveis, como solar e eólica. No entanto, para desenvolver esse ecossistema de forma mais efetiva é preciso ter o suporte de aplicações tecnológicas nas mais variadas frentes. “Ocorre que as empresas envolvidas nem sempre têm capital humano ou mesmo a expertise necessária para esta finalidade. Nosso programa de incentivo às cleantechs tem justamente o intuito de identificar projetos relevantes para o setor, e proporcionar as condições necessárias para que eles alcancem a maturidade e sejam colocados em prática”, destacou.

Além do aporte inicial, as startups terão oportunidade de ampliar seu conhecimento a partir do contato direto com diretores, gerentes e especialistas da empresa e receber feedback sobre a aderência da solução desenvolvida: “Também poderão testar sua solução em situações reais em nossa empresa, e ganhar mais visibilidade ao receber a chancela de uma grande empresa como a nossa”, completou Kawai Junior.

As inscrições para a fase de screening vão até o dia 16 de abril. As cleantechs interessadas em participar devem se inscrever através do site da SartSe. Os projetos pré-selecionados serão conhecidos no dia 19 do mesmo mês. Já o pitch day está marcado para o dia 3 de maio.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress