Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Universidade Federal do Acre firma parceria com Jardim Botânico de NY para estudo de plantas da Amazônia

G1 – 21/07/2019

A Universidade Federal do Acre firmou um convênio com o Jardim Botânico de Nova York para impulsionar a pesquisa sobre espécies de plantas nativas da Amazônia brasileira que nunca foram identificadas pelos cientistas.

O estado é considerado um berçário para novas espécies da flora amazônica. Um estudo entre 2001 e 2008 coletou 70 novas espécies, o equivalente a quase uma nova variedade por mês.

A ideia do estudo é elaborar um mapa para destacar aspectos atrativos da vegetação e um guia ilustrado das espécies de plantas com flores, samambaias e de cogumelos que ocorrem na área do lago do Amapá.

“Todas as amostras que coletamos no estado, a gente compartilha com eles e também com o Jardim Botânico do Rio. Eles têm muito mais capilaridade para alcançar especialistas”, conta o biólogo Marcos Silveira.

Os pesquisadores fazem o registro, seja por fotos ou na coleta de campo para depois serem analisados. “Quanto mais rápido uma planta chega na mão de um especialista, mais rápido a gente tem informação”, continua Silveira.

Descobrir os segredos da floresta é o caminho para despertar a consciência de todos sobre a importância de preservar o patrimônio natural. “Existe uma importância tanto científica como de responsabilidade ambiental. Isso só enriquece o brasil a botânica, a ciência do mundo”, afirma o estudante de biologia José Oliveira de Queiroz.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress