Zé Adriano: “Fortalecimento da indústria nacional é urgente e indispensável”

O membro do Conselho Deliberativo do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC) e deputado federal, Zé Adriano, afirmou, em pronunciamento nesta terça-feira, 25, durante a Sessão Solene para lançamento da Agenda Legislativa da Indústria 2025, no Congresso Nacional, que a indústria é vital para o desenvolvimento sustentável do país.

Ele pontuou que, mesmo com o Brasil enfrentando um processo de desindustrialização, o setor permanece como uma das maiores forças motrizes da economia, pois representa cerca de 25% do PIB nacional, responde por quase 38% da arrecadação de tributos federais e concentra mais de 66% dos investimentos privados em pesquisa e desenvolvimento.

“Vivemos um tempo de grandes desafios, mas também de oportunidades. O fortalecimento da indústria nacional é urgente e indispensável. Precisamos promover a inovação, ampliar nossa competitividade, gerar empregos de qualidade, melhorar a vida das pessoas, reduzir nossa dependência de commodities e assegurar uma presença mais qualificada do Brasil no mercado internacional. Esses são os objetivos da tão necessária neoindustrialização”, salientou Zé Adriano.

O presidente da FIEAC e deputado federal frisou que é fundamental que haja um esforço conjunto entre governo, Congresso Nacional e setor produtivo, considerando essa sinergia a base de um ambiente propício à inovação, ao investimento e ao progresso social. “Precisamos avançar, também, em políticas de crédito que favoreçam a modernização da indústria. E devemos destacar o papel fundamental do SESI e do SENAI, que têm transformado vidas com excelência em educação básica, formação profissional e tecnológica”, acrescentou.

Por fim, Zé Adriano reafirmou o compromisso de lutar por pautas estruturantes, como a consolidação da Reforma Tributária, a redução do Custo Brasil, a modernização das normas gerais sobre o comércio exterior, entre outros projetos que impactam diretamente a competitividade do setor industrial.

Confira a íntegra da Agenda Legislativa da Indústria

Whilley Araújo | Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados | Assessoria FIEAC

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress