Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Zootecnistas integram grupo vencedor de competição nacional sobre inovação no campo

ABZ – 10/07/2019

Três zootecnistas integraram o grupo que venceu o CNA Jovem, um programa da Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil que tem como um de seus objetivos apresentar soluções para o campo, com empreendedorismo e liderança jovem. A final da competição ocorreu no último final de semana, em Brasília.

O grupo vencedor que contou com participação de zootecnistas apresentou o projeto “Sustentar.e: conectando experiências”. A iniciativa pretende valorizar os produtores rurais que participam da Assistência Técnica e Gerencial (ATeG) do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). A equipe era formada por 10 membros e os zootecnistas integrantes do grupo foram Renato Peixoto (Ceará); Geiciane dos Santos (Tocantins); e Érique Costa (Rondônia).

“Trata-se de uma plataforma criada no intuito de somar e fortalecer o produtor rural assistido pela Senar, produtor esse que demanda por visibilidade, pois está produzindo com sustentabilidade, mas que necessita de divulgação, reconhecimento e valorização para que se estimule ainda mais a sustentabilidade no agro brasileiro”, explica Renato Peixoto.

A competição foi composto por duas etapas, estadual e nacional. Na etapa nacional, 61 jovens de diferentes estados brasileiros, divididos em seis grupos, participaram do CNA Jovem. O prêmio do grupo vencedor foi a possibilidade de participação do Congresso Internacional de Jovens no Agronegócio, que irá ocorrer em outubro, em São Paulo.

Para Renato, o destaque de zootecnistas no encontro mostra a complexidade da profissão.

“Demonstra como o zootecnista é um profissional completo, com visão holística e de criatividade, que consegue detectar grandes desafios e propor resoluções concretas, empreendedoras e que demanda a liderança, a qual é algo que nem sempre é fácil de se lidar. Por isso essas participações de zootecnistas propondo essas iniciativas só tendem a engrandecer nossa profissão e a valorizá-la cada vez mais”.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress