Os membros do Grupo de Trabalho de Grãos realizaram a 2ª reunião nesta segunda-feira, 20, para debater pautas importantes e alinhar algumas ações em andamento. No encontro, foi feita uma apresentação da estimativa da produção de milho e soja no Acre, debatido sobre o calendário da semeadura de soja e o curso de classificação de grãos.
Estiveram presentes representantes da Universidade Federal do Acre (Ufac), da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Instituto de Defesa Animal e Florestal (Idaf), do Sebrae/AC e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). O coordenador da Câmara Técnica de Agronegócio, Judson Valentim, também participou das discussões.
A gerente de planejamento e gestão administrativa da Superintendência do IBGE no Acre, Gardênia de Oliveira Sales, iniciou a apresentação mostrando as pesquisas agropecuárias realiza em 2023.
- Zoneamento Agrícola de Risco Climático
- Zarc- Demonstração de Uso APP (Dia de Campo);
- Mapeamento da agricultura mecanizada 2017 a 2022;
- Levantamento realizado de áreas e produtividade de grãos;
- Política do vazio sanitário e monitoramento da ferrugem asiática na cultura da soja no Acre.
- Planejamento curso de classificação de grãos.
Após a apresentação da representante do IBGE, foi feito o planejamento das ações deste ano e definido que o grupo irá trabalhar. Foi feita também uma discussão sobre o Curso das Classificação de Grãos. O grupo deliberou que será realizada uma busca, em parceria com o Idaf, Seagri, Ufac e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para levantamento das demandas do referido curso e posteriormente adquirir recursos através de uma emenda parlamentar para subsidiar a iniciativa.