Com a participação de aproximadamente 200 pessoas, entre empresários, comerciantes, acadêmicos, representantes governamentais e profissionais liberais, a Suframa realizou nesta quarta-feira (12), em Rio Branco, a abertura da Jornada de Integração Regional e Interiorização do Desenvolvimento do Acre – 2024.
Promovido no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), o evento ocorre até quinta-feira (13) e tem o objetivo de promover a disseminação e o acesso aos incentivos da Zona Franca de Manaus (ZFM), com destaque para oportunidades relacionadas à política de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I).
Participaram da solenidade de abertura três representantes da alta gestão da Suframa – o superintendente adjunto Executivo, Luiz Frederico Aguiar, o superintendente adjunto de Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, Waldenir Vieira, e o superintendente adjunto de Administração, Carlito Sobrinho –, bem como demais autoridades como o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), José Adriano Ribeiro, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, o secretário de Fazenda do Acre, Amarísio de Souza, o secretário de planejamento do Acre, Ricardo Brandão, a vice-prefeita de Rio Branco, Marfisa Galvão, o senador pelo Estado do Acre, Sérgio Petecão, o coordenador-geral de Incentivos e Benefícios Fiscais da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Jorge Valente, o superintendente regional do Banco da Amazônia (Basa) no Acre, Edson Souza, o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação de Rio Branco, Coronel Bino, e o coordenador da Suframa em Rio Branco, Jefferson Barroso.
Bons resultados
Em seu pronunciamento, o superintendente adjunto Luiz Frederico Aguiar destacou, inicialmente, que este é o segundo ano consecutivo em que a Autarquia realiza a Jornada de Integração e Desenvolvimento no Estado do Acre e que, do ano passado para cá, alguns resultados positivos já foram verificados, como, por exemplo, o fato de o Acre ter passado a contar com a primeira aceleradora de startups fora de Manaus; a obtenção de um crescimento de 19% no número de empresas locais cadastradas na Suframa; e também a geração de investimentos de R$ 6,3 milhões em projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltados ao ecossistema de inovação do Estado.
“Estamos muito satisfeitos e felizes de poder mostrar essas entregas em apenas um ano. Também estamos muito agradecidos ao Estado do Acre, aos empreendedores locais, às empresas ligadas ao ecossistema de inovação, aos pesquisadores e representantes da comunidade científica, enfim, sabemos fazer autocrítica e entendemos que precisamos nos fazer mais presentes aqui e nos demais Estados da área de abrangência da Suframa, não à toa estamos promovendo essas Jornadas de Integração e Desenvolvimento”, afirmou Aguiar.
De acordo com o presidente da Fieac, José Adriano, a Federação se sente honrada por sediar um dispositivo em que diversas instituições estão reunidas com o intuito e a disposição de trazer investimentos para o Estado do Acre.
“Raramente a gente tem tanta gente em um dispositivo disposta a trazer dinheiro para o nosso Estado. Queremos maior presença da Suframa no Estado, porque estamos num ponto importante e interessante para o Acre do ponto de vista do desenvolvimento tecnológico. Ano passado tivemos mais um avanço, com apoio do Governo do Estado e da Assembleia Legislativa, que foi a aprovação da Lei de Inovação do Acre. E também temos um instituto que transformamos num novo hub de inovação que deve ser inaugurado no Distrito Industrial. Gostaríamos muito que esse projeto pudesse chegar a todos os municípios. Queremos acabar com esse adjetivo de isolados e, através da tecnologia, unir todos os entes”, afirmou Adriano.
O senador Sérgio Petecão (PSD-AC), por sua vez, defendeu a retomada da representatividade da Sudam no Estado e também a necessidade de descentralizar os benefícios da Zona Franca de Manaus de forma que outros Estados também usufruam das vantagens e oportunidades concedidas pela Suframa. “Não é só o Amazonas que tem que gozar dos benefícios da Suframa, porque na hora de defender o modelo de desenvolvimento, o Acre, Rondônia e os demais Estados também vão à luta pela Zona Franca de Manaus. Então fico muito feliz de ver a Suframa vindo aos Estados, especialmente aqui no nosso Estado, e falando das possibilidades de parcerias”, afirmou Petecão.
Já o secretário da Seict, Assurbanípal Mesquita, afirmou que a Jornada representa oportunidades em todos os sentidos para o Estado do Acre, tanto relacionados à inovação quanto aos incentivos empresariais. “Já tivemos frutos dessa Jornada que aconteceu ano passado e, em nome do Governo do Estado, só podemos agradecer o apoio da Suframa e de todos os parceiros aqui presentes. Vejo aqui algumas das instituições mais importantes que oferecem essas oportunidades e esperamos que nossos jovens empreendedores e investidores possam se apropriar dos conhecimentos que serão transmitidos”, afirmou Mesquita.
Certificados
Durante a solenidade, foi realizada, ainda, a certificação de 20 alunos do projeto “Trilha Jovem Empreendedor 4.0”, que tem recursos oriundos da Lei de Informática da Zona Franca de Manaus. O ato foi conduzido pela pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do Instituto Federal do Acre (Ifac), Érica Montilha.
Programação
Nesta quarta-feira, primeiro dia da programação, as atividades ensejarão palestras voltadas ao funcionamento e oportunidades da política de PD&I da Suframa. Também haverá a participação dos três coordenadores de programas prioritários de PD&I: de Bioeconomia (Idesam), de Fomento ao Empreendedorismo Inovador (Softex) e de Indústria 4.0 e Modernização Industrial (CITS
Amazonas).
Ainda no primeiro dia, serão apresentadas palestras voltadas a ações estruturantes de desenvolvimento regional, com participações de servidores da Suframa, Sudam, Basa e Seict.
Segundo dia
Nesta quinta-feira (13), o foco das palestras serão os incentivos fiscais da Suframa na região, com atenção especial para os regimes da Amazônia Ocidental e das Áreas de Livre Comércio (ALCs). Haverá, ainda, nova participação da Sudam para apresentar os incentivos fiscais administrados pelo órgão para o desenvolvimento regional, e do Basa, com palestra sobre soluções de crédito para a Amazônia.
Paralelamente às palestras, será realizada uma programação de Picth Day voltado a startups com projetos nas áreas dos programas prioritários de PD&I, na sala de reuniões do 2º da Fieac.