Os membros do Grupo de Trabalho de Grãos se reuniram para uma apresentação com representantes do Banco da Amazônia (Basa) sobre o Seguro Rural. Os gerentes bancários Zileno Martins e Marlos Lino conduziram a apresentação, nesta quinta-feira, 18. O seguro é um contrato estabelecido entre duas partes que tem como objetivo assegurar determinado bem ou produto e até a vida das pessoas.
Os representantes do Basa explicaram que o seguro garante os principais cultivos contra eventos climáticas e incêndio, como por exemplo:
- Seca
- Chuvas excessivas
- Granizo, geada
- Raio
- Tromba d’água
- Ventos fortes
- Variação excessiva da temperatura
- Replantio
O objetivo foi orientar e tirar dúvidas sobre o seguro, que atende tanto o setor da pecuária quanto o agrícola. A instituição bancária disponibiliza quatro tipos de seguros, são:
- Seguro Agrícola
- Seguro RD Equipamentos
- Seguro Prestamista
- Seguro Pecuário
“O seguro é uma proteção para a atividade, não é apenas uma despesa, mas algo que vai assegurar se ocorrer algum sinistro. O banco tem vários seguros, tanto agrícola, pecuário, de equipamentos e prestamista, que garante o pagamento da dívida do produtor caso ele tiver algum sinistro com morte acidental, morte de qualquer natureza ou invalidez”, explicou o gerente geral Zileno Martins.
O coordenador do GT, Josimar Batista, disse que o debate será proposto à Câmara Técnica de Agronegócio sob o entendimento de se tratar de uma proposta transversal do setor agrícola.”Não abrange apenas a condição de agricultura para grãos, mas também do pequeno produtor, seja café, cacau e qualquer outro que se enquadre no custeio agrícola”, disse.