A 4ª reunião da Câmara Técnica de Turismo reuniu o trade turístico do Acre para entrega do Estudo Setorial do Turismo, realizado pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre. O encontro ocorreu na Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio-AC) com a presença de agentes responsáveis pelo desenvolvimento do turismo municipal e estadual.
Um dos objetivos do estudo foi fazer uma avaliação abrangente da condição econômica atual do setor de turismo identificando as perspectivas futuras, melhorias que precisam ser adotadas e as macrotendências.
Para levantar as informações, o Fórum Empresarial do Acre contratou uma equipe de consultoria e treinamento para utilizar dados disponíveis para responder perguntas importantes, como:
- Qual a quantidade de turistas que visitam a cidade?
- Qual o impacto direto do turismo na economia da cidade?
- Quais tendências do turismo podem ser aproveitadas?
- Quais as políticas públicas de turismo devem ser seguidas?
O resultado foi apresentado pelo turismólogo Estácio Guimarães e o doutor em turismo Marcelo Milito, responsáveis pela pesquisa. O estudo avaliou dados da entrada e saída de turistas em Rio Branco, Xapuri e Epitaciolândia para traçar um perfil desses visitantes. A pesquisa revelou que, por ano, Xapuri quase 23 mil visitantes, Epitaciolândia mais de 4 mil e Rio Branco 468 mil.
Nas três cidades, o turismo injeta anualmente mais de R$ 287,2 milhões na economia. A maioria desses visitantes viajam acompanhados dos cônjuges, são brasileiros e costumam voltar aos destinos.
“Reunião muito bacana com a entrega do Estudo Setorial do Turismo e traçamos algumas ações e atividades para executarmos durante a Expoacre 2024, que já se aproxima”, explicou o coordenador da câmara técnica, João Bosco.
Participaram representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Sebrae/AC, Associação de Bares e Restaurantes (Abrasel), Secretaria Estadual de Turismo (Sete), do Conselho Estadual de Turismo (CET-AC) e da Suframa.
Ao final da reunião, os membros definiram algumas ações voltadas para a Expoacre que precisam ser discutidas durante o próximo encontro, em agosto.