Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Na Expoacre, Fieac e Abdi assinam acordo de cooperação para capacitação em BIM

Presidente do Fórum Empresarial e da Fieac, José Adriano, assinou acordo com a diretora da ABDI, Perpértua Almeida

A Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac) é a primeira Federação das Indústrias do Brasil a firmar parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) para disseminação do BIM (Modelagem de Informação da Construção). O acordo de cooperação técnica (ACT) foi assinado na noite de quinta-feira, 5, no Espaço Indústria, na Expoacre 2024, e conta com apoio do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre.

A parceria visa desenvolver ações voltadas à modernização dos setores da infraestrutura e da construção civil no estado e capacitar profissionais das áreas de Engenharia, Arquitetura e Construção, por meio do curso ‘Democratizando BIM’, elaborado pela Agência. O curso é gratuito e as inscrições podem ser realizadas no endereço eletrônico www.abdi.com.br/bim-ac/

“Além da modernização do setor, o BIM ajuda a reduzir custos, aumenta a produtividade da empresa, garante maior controle dos processos e auxilia na redução do impacto ambiental. Essas são transformações importantes para a indústria, para o setor público e privado e para o meio ambiente de modo geral”, afirma a diretora de Economia Sustentável e Industrialização da ABDI, Perpétua Almeida

O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Acre e do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, José Adriano, destacou a importância do curso e da Estratégia Nacional da Disseminação do BIM. A expectativa é de que o Acre opere 100% com uso da plataforma nas obras públicas até o fim de 2025.

“Esse acordo de cooperação é um importante instrumento para dar a condição de nivelamento não só para os servidores públicos, mas também para os profissionais das empresas. O BIM é uma exigência de lei, a partir de 2024, para todas as obras com recurso federal”, ressaltou José Adriano.
O analista de Inovação de Produtividade da ABDI Leonardo Santana, reforça que esta é a primeira vez que a ABDI firma parceria com uma Federação das Indústrias no Brasil – um marco das ações de regionalização do BIM.

“A ideia é que a gente consiga mudar esses números e sensibilizar os profissionais da área do estado, para que eles entendam o que é o BIM, e que eles possam se aprofundar mais na metodologia. Queremos ajudá-los no processo de transformação digital das suas empresas”, acrescentou.
Também estiveram presentes na solenidade os secretários de Estado de Planejamento, Ricardo Brandão; de Indústria, Ciência e Tecnologia, Assurbanípal Mesquita; a coordenadora Executiva da Associação dos Municípios do Acre (Anac), Micaelle Maia; entre outras autoridades políticas e empresariais.

Sobre o Democratizando BIM

Elaborado pela ABDI, a parceria para a capacitação é fruto de uma cooperação com o Laboratório de Estudos de Tecnologias BIM (LaBIM-RS) e a Escola de Governo (EGOV), ambos vinculados à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) do Rio Grande do Sul, e a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), entidade certificadora.
O curso está dividido em dois temas: Conceituação básica de BIM e Objetos BIM. Ele aborda a importância da metodologia BIM para o setor de arquitetura, engenharia e construção, as definições e normas técnicas, o orçamento e planejamento de obras, além do BIM na infraestrutura e OpenBIM. Apresenta ainda a Estratégia Nacional de Disseminação do BIM, entre outros conteúdos.

Assessoria FIEAC, com informações da ABDI.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress