O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, por meio do Programa DEL Turismo, e a Prefeitura Municipal de Xapuri apresentaram os resultados das ações e projetos desenvolvidos no município na tarde dessa segunda-feira, 2. O evento ocorreu na Casa Branca, reconhecida por seu valor cultural e histórico já que foi o local onde começou a Revolução Acreana, um dos marcos da história do estado.
Com a presença da sociedade civil, servidores públicos, aliados, sindicalistas e instituições parceiras, o prefeito Bira Vasconcelos recebeu da coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, o Plano Municipal de Turismo Sustentável. Xapuri se tornou a segunda cidade acreana a ter um Plano Municipal de Turismo Sustentável que norteia as ações voltadas para o setor.
O plano começou a ser elaborado em fevereiro deste ano com a participação de representantes da prefeitura, empresários e a sociedade civil.
Xapuri fez a adesão do programa em janeiro de 2023, capacitou o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e as Câmaras Técnicas Câmaras Técnicas de Qualificação e Cultura e de Turismo e Sustentabilidade. O Comtur é composto por 24 pessoas, sendo 12 membros titulares e 12 suplentes. Já a Câmara Técnica de Qualificação e Turismo é composta por 26 membros e a Câmara Técnica e Sustentabilidade 13 membros. Ao todo, 42 pessoas participam do processo de planejamento participativo e realização das ações no município.
“O prefeito Bira confiou no Programa DEL Turismo há dois e hoje é mais um marco com a entrega desse plano, que vai possibilitar desenvolver o turismo com mais progressões econômicas e projeto de forma mais estruturada. Só temos a agradecer a parceria e por ter confiado em nossa equipe do Fórum Empresarial”, disse a coordenadora.
“Quero agradecer o Fórum e toda equipe que trabalhou nesse projeto. Agora temos uma direção para fazer turismo de verdade em Xapuri e efetivar o que queremos para a cidade”, celebrou o prefeito.
O consultor regional do Programa DEL Turismo e turismólogo, Estácio Guimarães, fez uma apresentação dos principais projetos desenvolvidos no município. Ao todo, foram entregues 82% das ações planejadas
“Xapuri mais uma vez está na vanguarda do turismo. Além disso, dentro de sua cultura e preservação, conseguiu ser uma referência não apenas no Acre, mas nacionalmente e até internacionalmente por meio do Programa DEL Turismo”, destacou Estácio Guimarães.
Projetos
Entre os projetos desenvolvidos no município, é destacado a reabertura da Casa Chico Mendes, a instalação do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde o turista é orientado, direcionado e guiado a um passeio pela história do município, abertura do Memorial do Seringueiro, que leva o visitante a um tour ao passado para conhecer a casa e a rotina do seringueiro, e a Casa Branca.
Ao todo, o mapa estratégico do município prevê a execução de 37 projetos, entre 2022 e 2028. Deste total, 14 já foram finalizados, totalizando 38% do mapa estratégico, e há atualmente dois projetos em execução. Outro importante trabalho desenvolvido no município foi o etnoturismo, que é o turismo
experiência e artesanato, o City Tour e o Seringal Rio Branco, criado a partir de uma vivência com Raimundão.
Sobre o Programa DEL Turismo
O Programa DEL Turismo tem por objetivo desenvolver o turismo local a partir de uma estratégia sustentável e de longo prazo, que fortalece a economia da região e melhora a qualidade de vida dos municípios. No Acre, o programa é desenvolvido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, que contratou o turismólogo e consultor Estácio Guimarães para treinar os articuladores nos municípios e implementar o referido programa com apoio e parceria da prefeitura e trade local.
Além de Xapuri, o programa é executado ainda em Rio Branco, primeira capital do país a aderir a iniciativa, e em Epitaciolândia.