O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape) firmaram parceria para elaboração de boletins, estudos e projeções econômicas no estado. O contrato de prestação de serviço foi assinado na manhã desta quinta-feira, 25, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).
A iniciativa tem como objetivo a produção e divulgação de boletins utilizando dados da economia geral do estado acreano e segmentados, levando em conta os setores produtivos e o estudo de cadeias prioritárias englobando a construção civil, o turismo, a tecnologia e inovação, comércio exterior e o agronegócio.
O Fórum Empresarial do Acre é composto é pela Fieac, a Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomercio) e a Federação Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac). A iniciativa também tem como parceiro o Sebrae-AC, que financia o estudo.
Participaram do ato para assinatura do contrato o presidente do Fórum, José Adriano, a coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, o presidente da Fundape, Ismar Bernardo de Araújo, e os doutores em economia da Universidade Federal do Acre (Ufac) que compõem a equipe responsável pelos estudos. São eles: Gisele Batista, Carlos Franco, Rubicleis Gomes, Carlos Castelo e Elyson Souza.
Farão parte dos serviços a utilização do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para criação de um núcleo de inflação estadual e identificar a tendência da variação preços no estado, analisar o impacto da pandemia sobre o Indicador de Movimentação Econômica – IME, análise dos setores do turismo, indústria, madeireiro, entre outros, para projeções e impactos; criação de um índice de criminalidade.
José Adriano explicou que os indicadores gerados nos estudos vão ajudar no diálogo com as autoridades e elaboração de estratégias para os setores. Com as informações levantadas nos boletins, o Fórum irá analisar cada cenário, sugerir debates e metodologias que estimulem a economia de forma justa para toda sociedade.
“Sempre foi um sonho, a proposta do Fórum é justamente essa, moldar a forma como a gente se comunica com a sociedade e com a vinda desses especialistas na área deixa a gente muito confortável, não só para identificar aquilo que é importante levar para as autoridades, para nossas lideranças como entendemos a economia. A ideia é avançarmos nesse diálogo com a sociedade e, quando pudermos apropriar os números mais reais possíveis do que acontece no estado, mais fácil vai ficar nossa abordagem com as lideranças para a gente melhorar as condições e estimular a economia de forma mais justa para toda sociedade e não apenas para grupos”, destacou.
A parceria vai possibilitar uma interlocução melhor com o setor produtivo e com as Câmaras Técnicas que compões o Fórum Empresarial do Acre. As reuniões de trabalho devem iniciar na próxima semana.
O presidente da Fundape, Ismar Bernardo de Araújo, agradeceu a parceria com o Fórum e disse que a iniciativa traz muita confiança para produção dos dados e boletins. “São professores bastante capacitados, doutores e pós-doutores e certamente o retorno será muito positivo. Vamos nos reunir com os professores, pós essa reunião de hoje, e iniciar a elaboração do material”, celebrou.