A equipe do Programa DEL Turismo do Acre está na península de Bombinhas, Santa Catarina, participando da Conferência Green Destinations Latino América, que iniciou na segunda-feira, 5, e termina nesta quarta-feira, 7, com palestras, painéis de discussão, workshops e atividades práticas.
A programação inclui também práticas sustentáveis de gestão em destinos turísticos, inovações tecnológicas para o turismo sustentável, educação ambiental, engajamento comunitário e apresentação de histórias de sucesso e que inspiram.
O evento é organizado pela holandesa Green Destinations, em parceria com o Instituto DEL e a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina.
Os representantes do Acre no evento são: a coordenadora do programa e do Fórum Empresarial do Acre, Tíssia Veloso, o turismólogo e consultor do Del Turismo, Estácio Guimarães, secretário de Turismo e Meio Ambiente de Xapuri, Jonas Cavalcante, coordenadora de turismo Ronaira Barros, diretora municipal de Turismo e Agente de Articulação de Assis Brasil, Edinês Araújo, diretora estadual de turismo, Sirlânia Venturin, diretor municipal de turismo de Rio Branco, Gabriel Ribeiro e o artesão José Rodrigues, conhecido popularmente como Dr. Borracha.
“O evento conta com apresentações sobre o turismo sustentável, certificação, marketing, gestão de parques naturais, entre outros. Tudo dentro da necessidade e da realidade do Acre. É possível fazermos muito mais com o que temos e potencializar os destinos e atrações turísticas, colocando o Acre como protagonista do turismo sustentável”, explicou a coordenador do DEL Turismo no Acre, Tíssia Veloso.
O Programa DEL Turismo foi criado para desenvolver o turismo sustentável no estado, de forma a preservar e valorizar a atividade turística no Estado do Acre e também nos municípios. A iniciativa conta com articuladores e parceiros nas cidades de Assis Brasil, Epitaciolândia e Xapuri.
O turismólogo e consultor do programa, Estácio Guimarães, destacou que o Green Destinations Latino América 2023 foi promovido e realizado pelo Instituto DEL Turismo para realizar o intercâmbio de experiências e melhor entendimento sobre o desenvolvimento do turismo sustentável, certificações e intercâmbio de experiências e modelos que possam ser praticados nos destinos turísticos.
“A importância do Green Destinations para o Programa DEL Turismo é que vem consolidar o desenvolvimento do turismo nos destinos de forma sustentável em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, o turismo que tem como atores participantes os munícipes, os empresários e Poder Público. Cada um deles desenvolvendo isso para o benefício do próprio destino”.