Comércio Exterior: membros da Câmara Técnica organizam missão ao Peru e debatem planejamentos estratégicos

Membros da Câmara Técnica de Comércio e Exterior se reuniram pela 4ª vez no ano

Membros da Câmara Técnica de Comércio e Exterior se reuniram, nesta terça-feira, 5, para falar sobre o andamento das agendas e a execução das ações planejadas pela equipe. No encontro, o coordenador da Câmara Técnica, Assurbanípal Mesquita, apresentou as pautas a serem debatidas e os encaminhamentos necessários para o cumprimento das ações.

Uma das pautas discutidas foi a organização da Expoalimentaria Peru 2023, uma viagem para o país vizinho prevista para ocorrer entre os dias 27 2 29 de setembro, visando o fortalecimento do corredor interoceânico, ampliação das relações comerciais e promoção de negócios. A viagem contará com a presença de representantes de federações e associações comerciais e empresários do setor acreano.

“Apresentamos a agenda de realização da missão para Lima, com o objetivo de participarmos da Expoalimentaria e devemos fazer mais uma visita ao Porto de Chancay, só que desta vez, ao invés de uma só delegação acreana convidamos uma delegação de Rondônia e Mato Grosso para conhecer também essa realidade, se apoderar disso também fortalecendo nosso estado”.

O coordenador apresentou ainda um breve histórico de atividades e planejamentos, do encontro com autoridades de Porto Velho, em Rondônia, no dia 10 de julho para alinhamento da agenda de Fortalecimento do Corredor Interoceânico; as ações desenvolvidas na Expoacre, a visita das instituições peruanos, com representantes da Associação de Exportadores do Peru (Adex), a visita do representante da empresa que está construindo o Porto de Chancay, no Peru.

Participaram da reunião representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (IDAF), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), dos conselhos regionais de Administração do Acre (CRA-AC) e de Contabilidade do Estado do Acre (CRC-AC), da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Agência Nacional de Abastecimento (ANAC), Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) e do Sindicato das Empresas de Logística e Transportes de Cargas do Estado do Acre (Setacre) e da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa).

Presidente do Fórum, José Adriano, participou da reunião da Câmara Técnica de Comércio e Exterior

Zona de Integração Fronteiriça

Outra pauta discutida foi a Zona de Integração Fronteiriça, um decreto do governo federal publicado recentemente. Após a publicação, será criada uma agenda agenda de desenvolvimento na região fronteiriça entre o Brasil e o Peru. O coordenador Assurbanípal Mesquita destacou que Acre, estado que faz fronteira com o Peru, está inserido na agenda e fará parte desse plano de trabalho. “A gente entende que isso vai viabilizar que nossas pautas possam entrar também nesse plano de trabalho que será elaborado a nível nacional e fortalecer a agilidade na solução dos problemas”.

Ainda sobre a pauta de exportação, o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre falou sobre o relançamento Política Nacional de Cultura Exportadora pelo governo federal. Ele acrescenta que elaborado um plano de trabalho que terá o Acre inserido nas ações.

“O objetivo da Política Nacional da Cultura Exportadora é aumentar o número de empresas exportadoras, serão criados mecanismos para fomentar, incentivar e fazer com que mais empresas exportem. Aqui no Acre, tenho certeza de que vamos encampar isso e aumentar significativamente as empresas exportadoras, essa agenda do Peru já tem esse objetivo de levar produtos, inclusive aqueles que ainda não tem habilitação, para que o empresário se interesse futuramente em se habilitar e exportar”, concluiu.

Membros da Câmara Técnica de Comércio e Exterior se reuniram pela 4ª vez no ano

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress