A presidência do Fórum Empresarial do Acre, juntamente com representantes das Federações, da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC) e do Governo Estadual, cumpriu agenda em Brasília, no Distrito Federal, entre terça, 17, e quarta-feira, 18, e se reuniu com os parlamentares da bancada federal acreana em busca de recursos e apoio no Congresso Nacional para o setor produtivo acreano.
Na oportunidade, o presidente do Fórum e da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano, apresentou as demandas prioritárias de investimentos para aprimorar o ambiente de negócio no Estado.
“Além de apontarmos essas necessidades, detalhamos também os valores necessários, a cada ano, para que essas propostas saiam do papel e contribuam para otimizar nossa infraestrutura, logística e o ambiente de negócios em geral para o Acre. São prioridades que precisam de total apoio da bancada federal, pois isso refletirá na melhoria da qualidade de vida da nossa população e no crescimento econômico do estado”, explicou José Adriano.
Participaram ainda da agenda, a convite do Fórum, o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (FAEAC), Assuero Veronez, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomércio), Leandro Domingos, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Acre (Federacre), Rubenir Guerra, o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), deputado Luiz Gonzaga, o secretário estadual de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Assurbanípal Mesquita, o secretário adjunto de Agricultura, José Luiz Tchê, o superintendente do Sebrae/AC, Marcos Lameira, a coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, entre outras autoridades.
O grupo se reuniu com os senadores Márcio Bittar e Sérgio Petecão e os deputados federais Meire Serafim, Zezinho Barbary e Gerlen Diniz na terça-feira. Na manhã de quarta-feira, a agenda incluiu reuniões com os parlamentares Roberto Duarte e Eduardo Velloso e o senador Alan Rick. Pela parte da tarde, o presidente José Adriano fez um panorama da economia acreana e apresentou um relatório, elaborado pelo Fórum, com projetos que podem, por exemplo, melhorar a aplicação de recursos da União, propiciando o crescimento do Acre nos próximos quatro anos.
Entre as propostas estão:
- Redução do déficit habitacional
- Melhorias nas rodovias federais e ramais
- Reconstrução da BR-364 no trecho entre Rio Branco e Cruzeiro do Sul,
- Construção de pontes definitivas,
- Implantação e ampliação de parques industriais nos municípios
- Investimentos em silos graneleiros
O presidente José Adriano destacou que a comitiva acreana se reuniu com quase todos os parlamentares e a proposta foi muito bem recebida pela bancada federal e o grupo concluiu a agenda muito satisfeito.
“Estamos muito ansiosos, um dos projetos já está alinhado com as propostas dos parlamentares, também estamos contando com o apoio do Governo do Estado, na medida que alguns dos nossos investimentos já estão previstos na Lei Orçamentária de 2024 do Governo do Estado. Agora é dar o segundo passo, que é o de acompanhamento das ações, os desdobramentos vão acontecer e vamos ficar monitorando, principalmente dos investimentos de infraestrutura que a gente precisa para dar sustentabilidade e perenidade ao agro e dar também as condições de rentabilidade para nossa população com habitação digna, com o programa de habitação que o Governo do Estado está implementando junto com o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal”.
O presidente da FAEAC, Assuero Veronez, disse que o trabalho de articulação feito pelo Fórum no Congresso Nacional mostra um novo momento que pode trazer muita eficiência na aplicação dos recursos públicos. “Saio muito otimista pelo que está acontecendo, pode ser um marco de mudança muito importante nesse processo e espero que a gente consiga caminhar. Vamos continuar acompanhando esse processo, estamos integrados nele, muito próximos dos parlamentares e do Governo Estadual, para que a gente consiga trazer para o Acre possibilidades efetivas de construção de infraestrutura e do desenvolvimento do estado”.
O presidente do Sistema Fecomércio-Sesc-Senac/AC, Leandro Domingos, ressaltou também a importância de acompanhar a aplicação de recursos liberados pelo Governo Federal para não se perder prazos, facilitar a elaboração de projetos e de licitações.
“Voltando ao Estado do Acre vamos conversar com o governador Gladson Cameli, com sua equipe técnica para dar nossa opinião das visitas que fizemos, tentar estreitar, de uma forma mais decisiva, o relacionamento do governo do Estado com todos nossos parlamentares federais para facilitar para facilitar a vida da sociedade acreana. A gente precisa de uma harmonia total para que os recursos possam fluir, a gente fazer os investimentos para que nossa economia volte a rodar com maior agilidade”.
Rubenir Guerra, vice-presidente da Federacre, agradeceu o convite do Fórum e acrescentou que a inclusão das Federações no trabalho de articulação da iniciativa junto ao Congresso Nacional facilita a identificação das necessidades dos setores produtivos. O senador Alan Rick também agradeceu à visita da comitiva e destacou que alguns dos projetos apresentados fazem parte das propostas de investimento da bancada federal.