Fórum Empresarial e DEL Turismo apresentam resultado das ações em Epitaciolândia

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, por meio do Programa DEL Turismo, e a Prefeitura de Epitaciolândiaapresentaram, nesta terça-feira, 12, o resultado das ações e projetos desenvolvidos ao longo do segundo ano de parceria. O Seminário Internacional DEL Turismo ocorreu no Centro de Referência do Idoso com a presença do prefeito Sérgio Lopes e a coordenadora da coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso.

Entre as autoridades presentes estiveram o secretário municipal de Turismo, Jonas Cavalcante, o tenente Potyguara da Companhia Especial de Fronteira (CEF) do 4º Batalhão de Infantaria de Selva (4º BIS), subtenente do 5º do Corpo Batalhão do Corpo de Bombeiros, Adacir Vivan, auditor da Receita Federal na fronteira, Leonardo Costa, representando a Secretaria de Agricultura do Estado, Sarah Nascimento, agentes ambiental do ICMBio, diretor de Turismo, Régis Silva, secretário de Saúde, Sérgio Mesquita, a secretária de Administração, Regiane Moreira.

A coordenadora Tíssia Veloso destacou que, por meio do Fórum, o Acre foi o primeiro estado da região Norte a aderir o Programa DEL Turismo e levou a iniciativa para o interior do estado.

A primeira cidade acreana a trabalhar com o projeto foi Epitaciolândia. Com as consultorias da iniciativa, o município alcançou a certificação como destino sustentável no mundo no TOP 100 na Green Destinations.

“Temos as câmaras técnicas constituídas e atuantes com projetos voltados para o turismo, a criação da marca turística, a escolha do prato típico, definição do calendário regional, programação em festivais. Tudo isso pelo Fórum Empresarial que, após Epitaciolândia, conseguimos levar pra outros municípios do Alto Acre e iniciamos em Rio Branco este ano também”, destacou.

O prefeito do município, Sérgio Lopes, explicou a importância das consultorias do DEL Turismo para o desenvolvimento do turismo sustentável na região. “É de grande importância para o município, nós que precisamos aprender cada vez mais sobre turismo. O DEL Turismo é uma assessoria especializada, tem experiência no ramo e tem contribuído muito com Epitaciolândia para o desenvolvimento do turismo. Estamos muitos satisfeitos com a assessoria do programa.

O secretário Jonas Cavalcante fez a abertura do seminário. Em sua fala, secretário disse que a gestão municipal se sente contemplada pelo trabalho desenvolvido durante esse tempo na cidade pelo Fórum e o Programa DEL Turismo.

Ele ressaltou que, atualmente, 90% a 95% dos hotéis da cidade ficam lotados a semana toda, o que representa um grande fluxo de turistas que visitam o município, seja a trabalho ou passeio.

“Quando fechamos essa parceria, DEL Turismo e Fórum Empresarial, a população não acreditava no turismo de forma sustentável e comecemos a fazer esse trabalho, trazendo novidades em relação ao turismo sustentável e conseguimos alavancar nosso turismo. Com certeza vamos dar passos largos para desenvolver o turismo por meio dessa parceria, Fórum e DEL Turismo”, acrescentou.

Resultados

O município de Epitaciolândia fez a adesão do programa em janeiro de 2022, capacitou o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e, por meio das Câmaras Técnicas de Qualificação e Cultura e de Turismo e Sustentabilidade, elaborou 23 projetos para os próximos cinco anos.

No segundo ano de parceria foram desenvolvidos 11 projetos, entre eles a certificação no TOP 100 da Green Destionations, a estruturação de um calendário turístico, a restruturação do Parque Ecológico Wilson Pinheiro, melhorias na infraestrutura dos ramais de acesso aos pontos turísticos e a marca turística do município.

Em 2023 também foi feito o mapeamento das necessidades de cursos de capacitação da cadeia produtiva de turismo, mapeamento das trilhas, fauna, avifauna, aves, répteis, anfíbios; definição do local em que será instalado a sinalização turística, definida a identidade visual do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e prestou consultorias e assistência ao Doutor da Borracha.

Finalizando o ano, o município construiu, por meio da Câmara Técnica de Turismo e Sustentabilidade, o Plano Municipal de Sustentável, instrumento que servirá como guia para o desenvolvimento do turismo no município.

“Epitaciolândia tem sido referência no Brasil com o turismo sustentável. Temos trabalhado de forma integrada, buscando desenvolver e fortalecer o turismo no município cada vez mais com um grande diferencial: preservar, manter e potencializar aquilo que tem de melhor no município, sua natureza e valores. São dois anos de muito trabalho, os resultados são muito marcantes e é o primeiro município da região Norte que terá um Plano Municipal de Turismo Sustentável, fundamentado nas ODS, e esse trabalho é fruto de um grande compromisso da gestão”, disse o consultor do DEL Turismo Estácio Guimarães.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress