Foi realizada nesta segunda-feira, 11, a última reunião da Câmara Técnica de Turismo para apresentação do novo presidente do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino, debate sobre a pesquisa sobre o perfil do turista e as perspectivas para 2024.
O coordenador da câmara técnica, João Bosco Nunes, mediou a reunião, que contou ainda com a presença de consultores do Sebrae/AC, do professor e economista da Universidade Federal do Acre (Ufac) Elyson Ferreira, da coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, o turismólogo e consultor regional do Programa DEL Turismo, Estácio Guimarães, entre outras autoridades e convidados.
O encontro iniciou com a apresentação do presidente do Conselho Estadual de Turismo, Thiago Higino, que recebeu as felicitações dos presentes. Após as saudações e uma breve palavra do presidente, o professor Elyson Ferreira falou sobre o andamento da pesquisa sobre o perfil do turista do Acre. Para o levantamento, estagiários do curso de economia da Ufac aplicam os questionários em hotéis, pousadas, restaurantes e pontos turísticos de Rio Branco.
Um dos últimos assuntos abordados foram as atividades do Programa DEL Turismo nas cidades de Rio Branco, Xapuri e Epitaciolândia. O consultor Estácio Guimarães fez um relato do andamento do projeto em cada municípios e as perspectivas para 2024.
Os membros da câmara técnica e convidados falaram também sobre a agenda Sebrae/AC 2024-2026. “Nas considerações finais foram levantadas algumas questões muito importantes sobre o legado da COP 30, que será realizada em 2025 em Belém, no Pará. Qual legado que o Acre pode receber disso? Então, já ficou como tarefa para a próxima reunião, marcada para 1º de fevereiro juntamente com o workshop da Embratur”, destacou o coordenador João Bosco Nunes.
Perspectivas
Sobre as perspectivas para o ano de 2024, o coordenador João Bosco disse que há muito trabalho a fazer e as expectativas são as melhores possíveis. Ele ressaltou em sua fala que a Câmara Técnica de Turismo vem desenvolvendo um ótimo trabalho juntamente com o Instituto DEL Turismo nos municípios acreanos.
“Juntamente com isso, temos os trabalhos bem interessantes que a Federação do Comércio Desenvolve por meio do movimento Aqui tem Turismo e, recentemente apresentado, a agenda Sebrae/AC 2024 – 2026. Temos ainda as ações da Secretaria de Turismo do Estado e do Programa REM”, concluiu.