As ações de desenvolvimento e fomento ao turismo sustentável segue em crescimento em Epitaciolândia. Na noite dessa segunda-feira, 18, com a presença do prefeito Sérgio Lopes, consultor regional do Programa DEL Turismo, Estácio Guimarães, e do trade turístico local, foram inaugurados o Centro de Atendimento ao Turismo (CAT) e do Portal de Chegada da Cidade.
O pórtico na entrada do município proporciona uma identidade mais bonita aos visitantes e turistas. Já o CAT é um espaço para atender, direcionar e ajudar as pessoas que estão conhecendo o município.
O Programa DEL Turismo é desenvolvido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre. A primeira cidade acreana a trabalhar com o projeto foi Epitaciolândia. Com as consultorias da iniciativa, o município alcançou a certificação como destino sustentável no mundo no TOP 100 na Green Destinations.
As inaugurações fazem parte de projetos desenvolvidos pela gestão sob consultorias e orientações do Programa DEL Turismo, por meio das câmaras técnicas e do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). O evento contou ainda com a presença do secretário de Meio Ambiente, Jonas Cavalcante, do artesão José Rodrigues, mais conhecido como Dr. da Borracha, além de representantes da Câmara Municipal de Vereadores, de secretários, da sociedade civil e demais autoridades locais.
O prefeito Sérgio Lopes falou sobre o CAT ficará um servidor para atendimento ao público com informações em espanhol, inglês e português. O gestor acrescentou que informações sobre o município, acesso a outros países e municípios e outros dados também estarão disponíveis no site da prefeitura e em QR Core anexados no local.
“Vai ficar um servidor do município no Centro de Atendimento ao Turista à disposição das pessoas que passarem na cidade em busca de hospedagem, de informações, localização de determinados setores, como faz para ir para a Bolívia, para Brasiléia, para o Peru. Aqui é um espaço adequado para atender as pessoas que passam por Epitaciolândia”.
O prefeito assinou ainda, durante o evento, a ordem de serviço para construção de uma galeria multiuso. O espaço terá cinco salas destinadas a vários grupos, em especial ao grupo de mulheres artesãs da cidade, com um lugar específico para exposição e comercialização dos trabalhos dos profissionais.
O secretário de Meio Ambiente do município, Jonas Cavalcante, destacou que com a entrega do CAT e do portal da entrada da cidade cria-se uma marca para o município de Epitaciolândia relacionada ao turismo. O secretário complementou que o trabalho teve início após a parceria com o Programa DEL Turismo e, com essas entregas, o turismo vai se consolidando na região, trazendo desenvolvimento e benefícios para a comunidade.
Ele falou também sobre a galeria multiuso. “O município vem desenvolvendo o seu turismo de forma crescente, na qual vemos hoje o respaldo que o município de Epitaciolândia tem na região do Alto Acre e na região de todo o estado. A praça, que consideramos a praça da alimentação, será o lugar de construção da galeria de multiuso, é um espaço apropriado para o turista fazer o seu lazer, fazer sua compra, se alimentar e, assim, conhecer um pouco do que temos de melhor em nosso município, que é a nossa gastronomia, o trabalho das artesãs, o nosso turismo ecológico é a nossa potência aqui no município”.
O consultor regional do DEL Turismo, Estácio Guimarães, contou que, por meio da expertise na área de desenvolvimento do turismo da iniciativa, foram apresentados sugestões e auxílio à equipe da prefeitura para desenvolvimento dos projetos. “O Centro de Atendimento Turista, que é justamente o local onde vai ser apresentado a turistas ativos culturais e naturais do município, e onde o turista pode tirar dúvidas e descobrir o que ele pode desfrutar dentro do município”.