Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Boletim Econômico: especialistas analisam dinâmica da inflação e a saída usada por empresas acreanas durante crise

O Fórum Empresarial do Acre publica a última parte do primeiro Boletim de Conjuntura Econômica sobre uma abordagem da economia acreana e os setores produtivos do Estado. A elaboração do boletim é fruto de uma parceria entre o Fórum e a Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), com doutores em economia e professores da Universidade Federal do Acre (UFAC).

A última parte fez um levantamento da dinâmica da inflação acreana, com uma análise específica sobre a inflação acreana em 2023; o núcleo de inflação do Acre e o desempenho e estratégias adotadas por empresas da região durante a pandemia. Essas empresas foram acompanhadas de Agentes Locais de Inovação (ALIs) que destacaram problemas, soluções implantadas em casa dificuldade e acompanhamento de desempenho de indicadores e dimensões de inovação.

“Os dados destacam que houve aumento no faturamento médio nas empresas dos diversos setores econômicos pesquisados. Isso foi possível mediante a ação efetiva dos empresariado que aplicou de modo satisfatório as propostas de soluções para cada problema encontrado em seu empreendimento”, aponta parte do estudo.

Professores e doutores da Funtape fecharam parceria com o Fórum Empresarial do Acre em junho

Os especialistas avaliaram o faturamento médio das empresas visitadas pelos agentes, o custo variável médio dessas empresas, pessoal empregado, produtividade e a gestão de operações das empresas. “A pesquisa revelou como ponto favorável a busca pela manutenção de um ambiente propício aos desenvolvimento ou melhoramento de ideias que resultaram na obtenção de melhorias operacionais, além de valorizar os colaboradores com algum tipo de bonificação para as metas atingidas, melhoria nos processos internos de planejamento, acompanhamento e controle, especialmente, com a adoção de sistemas para acompanhamento de desempenho econômico e organizacional”.

Ao longo do mês, o boletim foi divulgado por capítulos e agora é disponibilizado também na íntegra. Confira abaixo:

 

Boletim 1 – 3ª parte

1º Boletim Econômico

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress