Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Brasil e Canadá formalizam cooperação na área agrícola

EMBRAPA – 24/07/2020

A Embrapa e o Agri-Food Canada (AAFC) assinaram no dia 22 de julho de 2020 Memorando de Entendimento (MOU) que formaliza a cooperação técnica entre as duas instituições. Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, o documento foi assinado virtualmente por Celso Moretti, presidente da Embrapa, e por Gilles Saindon, vice-ministro adjunto do Departamento de Ciência e Tecnologia do AAFC (STB, sigla em inglês). O MOU consolida uma parceria que já existe desde meados dos anos 2000 nas áreas de melhoramento genético de trigo e mudanças climáticas, e abre portas para novas pesquisas e inovações em campos avançados da ciência, como edição gênica e agricultura de precisão.

Apesar das diferenças climáticas e socioeconômicas, Brasil e Canadá são países continentais com desafios semelhantes no que se refere à produção de alimentos, produtos agroindustriais e sustentabilidade dos sistemas agropecuários. Essa convergência de interesses em prol do desenvolvimento de soluções e inovações para a agricultura foi ressaltada pelos dirigentes da Embrapa e do AAFC durante a cerimônia virtual de assinatura do documento, que contou ainda com a participação de Guy de Capdeville e Adriana Martin, respectivamente diretores de P&D e Inovação e Tecnologia; de Alexandre Varella, coordenador do Labex EUA, além de secretários, gestores e pesquisadores das duas instituições.

“Nem mesmo a pandemia nos impediu de discutir, avançar e assinar esse documento tão importante para formalizar e estreitar a parceria com a Embrapa”, destacou Saindon. Ele disse que nas várias vezes em que visitou o Brasil, teve a oportunidade de conhecer diversas unidades de pesquisa da Empresa em diferentes regiões brasileiras e sempre identificou oportunidades de interação com o STB. Hoje, o departamento, que é o braço do AAFC para a ciência e tecnologia no Canadá, conta com 20 centros de pesquisa e coordena aproximadamente 900 projetos voltados à agropecuária.

O presidente da Embrapa ressaltou que, até nesse ponto, as instituições são similares, visto que o portfólio de pesquisa da Embrapa hoje também conta com cerca de 900 projetos. Moretti comemorou a formalização da parceria e a importância que representa para fortalecer a sustentabilidade e a competitividade do agro dos dois países.

Ele enfatizou a importância da ciência e da cooperação com instituições brasileiras e internacionais para o desenvolvimento da agricultura. “Essas foram as principais bases para que o Brasil saltasse da posição de importador de alimentos, na década de 1970, para ser um dos principais players do agronegócio mundial atualmente”, pontuou o presidente. A “saga brasileira”, como define Moretti, teve como principais pilares a transformação dos solos pobres e ácidos em terras férteis, a tropicalização de plantas e animais e a construção de uma plataforma sustentável.

“A assinatura do Memorando de Entendimento com o AAFC abre horizontes para a troca de conhecimentos e experiências em novas áreas, que vão garantir a continuidade do crescimento do agro dos dois países, como segurança alimentar e nutricional, biotecnologia, Big DataMachine Learning, entre tantas outras”, celebrou o presidente.

O futuro da parceria: edição gênica e agricultura de precisão

As áreas de edição gênica e agricultura de precisão e digital foram elencadas, pelas instituições, como prioritárias para a cooperação, não só com cereais, mas com outros cultivos  e criações de interesse mútuo.

Segundo Guy de Capdeville, diretor de P&D, serão realizados dois workshops, entre os meses de setembro e novembro de 2020, para definição de equipes e linhas prioritárias de pesquisas nessas áreas. Os dois eventos terão coordenação conjunta.

O workshop de edição gênica será coordenado por parte da Embrapa por Alexandre Nepomuceno e Hugo Molinari, respectivamente presidente e secretário-executivo do portfólio Biotecnologia Avançada Aplicada ao Agronegócio. Pelo AAFC, por Étienne Lord, pesquisador de Inteligência Artificial e Louis Longchamps, ambos do STB.

O de agricultura de precisão ficará sob a responsabilidade de Ricardo Inamasu e Angélica Leite, presidente e secretária-executiva do portfólio Automação e Agricultura de Precisão e Digital, pela parte da Embrapa. A coordenação por parte do AAFC será da pesquisadora Stacy Singer.

Os projetos de cooperação científica (PCC) serão iniciados em 2021.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress