Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Brasileiro quer reciclar, mas não sabe como, aponta pesquisa IBOPE

Por Folha Vitória – 11/07/2018

Saber da importância de dar um destino correto ao lixo que produz, o brasileiro sabe. Mas de apenas boas intenções, não se faz um país sustentável. De acordo com uma pesquisa do IBOPE Inteligência, que traçou um panorama sobre a percepção da população sobre a reciclagem, o problema é a falta de informação – ou de interesse mesmo.

Acompanhe o resultado do levantamento: para 98% das pessoas, a reciclagem é importante para o futuro do planeta. O dado sinaliza uma mudança de consciência nos hábitos de consumo, descarte e reciclagem do brasileiro. Dos entrevistados, 68% dizem prestar atenção na hora de comprar produtos com embalagens recicláveis. No entanto, a mesma pesquisa mostra que 39% não separam sequer o lixo orgânico do inorgânico.

Um dos motivos é a falta de informação. 66% dos brasileiros sabem pouco ou nada a respeito de coleta seletiva e apenas 40% afirmam saber que garrafas PET podem ser recicladas. Além disso, somente 28% dizem saber bastante sobre o vasilhame retornável de vidro.

O destino do lixo reciclável e como ele é transformado em novos produtos também parece ser um mistério para a maior parte da população, já que 81% afirmam saber pouco ou nada sobre cooperativas de reciclagem. Além disso, 43% dos entrevistados declaram que não há ou não sabem se há coleta seletiva em seus municípios, e 45% responderam que não é fácil encontrar informações sobre o tema onde moram.

Se os dados mostram que a falta de informação é um problema, também demonstram que há interesse da população em descartar corretamente. Assim, mais do que esperar por soluções complexas e que venham de fora, podemos fazer pequenas mudanças no dia-a-dia e que ajudam a resolver boa parte do problema. Descartar os resíduos de forma separada e conforme as cores, por exemplo, é uma medida simples e que teria um impacto positivo sobre esse quadro caso se tornasse parte do cotidiano das pessoas.

Medidas que podem ser tomadas em um único apartamento, ou em grandes empresas. A Cervejaria Ambev, por exemplo, estabeleceu que, até 2025, 100% dos produtos estejam em embalagens retornáveis ou que sejam majoritariamente feitas de material reciclado. “Hoje, cerca de 33% da nossa produção de PET é feita de material reciclado; com isso, mais de 94 mil toneladas de material virgem deixaram de entrar em circulação, o que equivale ao lixo gerado por 245 mil pessoas em um ano”, explica Filipe Barolo, gerente de sustentabilidade da cervejaria.

A Coca-Cola também anunciou a meta global de tornar 100% de suas embalagens recicláveis até 2030. A companhia informou que já tem feito garrafas melhores, seja com uso de conteúdo reciclado, seja desenvolvendo resinas à base de plantas – ou mesmo reduzindo a quantidade de plástico dos recipientes. Até 2030, o grupo também pretende fazer garrafas com uma média de 50% de conteúdo reciclado.

Da mesma forma que as empresas divulgam sua busca pela sustentabilidade, os cidadãos comuns também precisam despertar para o tema. É obrigação de todos. Não dá mais para esperar a informação cair do céu. Cabe a cada um vencer o desafio e começar a enxergar um caminho, para trilhar o rumo de uma casa, um apartamento, um quintal ou uma empresa minimamente mais sustentável.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress