Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Câmara Técnica de Turismo debate pautas para o ano durante a primeira reunião

Reunião da Câmara Técnica de Turismo foi marcada por apresentação sobre geoglifos, o Programa DEL Turismo e o Boletim Econômico

Os membros da Câmara Técnica de Turismo se encontraram nessa quinta-feira, 22, para a primeira reunião do ano no Fórum Empresarial do Acre. A reunião foi mediada pelo coordenador da Câmara Técnica de Turismo, João Bosco Nunes. Também foram alinhadas pautas e ações que devem ser trabalhadas ao longo do ano.

Reunião pautada nos seguintes temas:

  • Apresentação dos Projetos de Lei do senador Alan Rick que objetivam a melhoria na infraestrutura aeroportuária e na oferta de voos no estado e região;
  • Apresentação dos projetos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) sobre o monitoramento e apoio ao setor privado e público na visitação à região dos geoglifos;
  • Coordenador do grupo de doutores da Universidade Federal do Acre (Ufac), que elaboram o Boletim de
  • Conjuntura Econômica, fez uma apresentação do estudo sobre o Carnaval 2024;
  • Apresentação dos resultados alcançados em 2023 no Programa DEL Turismo.

A arqueóloga do Iphan Antônia Barbosa fez uma apresentação sobre os geoglifos destacando a importância dos monumentos para a história do estado acreano. Ainda durante a reunião, a especialista sobre a necessidade de identificar uma rota turística com os pontos turísticos, como os geoglifos locais.

Secretário da SDTI, coronel Ezequiel Bino, consultor do DEL Turismo Estácio Guimarães e o coordenador do grupo de pesquisa da Fundape, doutor Rubicleis Gomes, também estiveram presentes na reunião

Destacou também a importância de sempre manter limpo e preservado os endereços e marcações de onde estão localizados os geoglifos, tanto na Fazenda baixa verde II, Severino Calazans, dentre outros.

O coordenador João Bosco Nunes disse que o calendário de atividades voltadas para o turismo será apertado por conta de eventos nacionais e locais, como as eleições municipais, Olímpiadas, entre outras. Segundo ele, esses eventos ajudam também a movimentar o turismo.

“No Carnaval, por exemplo, tivemos o faturamento de cerca de R$ 8 bilhões, conforme números da Embratur. Nossas expectativas enquanto câmara técnica é termos a consolidação do Programa DEL Turismo, não apenas nos municípi0s e cidades que já estão sendo contemplados, mas em outros destinos municipais, como Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues, Feijó e Tarauacá, e aqui no Baixo Acre em Plácido de Castro e Porto Acre”.

Ele explicou que a ideia é mostrar o projeto de turismo para os gestores dessas cidades para expandir a iniciativa no Acre. O consultor regional do DEL Turismo, Estácio Guimarães, também apresentou um relatório de produção e resultados alcançados ao longo do ano passado.

“Outro item muito importante é a total convergência institucional, não apenas como o Fórum está fazendo através da nossa Câmara Técnica de Turismo, mas as ações das demais secretarias municipais de Turismo, do Sebrae e do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Federação do Comércio. Então, se a gente conseguir juntar tudo isso, não termos agendas e objetivos duplicados para não perdemos tempo e dinheiro, será um sonho”.

Houve também uma apresentação dos resultados e alcances do Boletim de Conjuntura Econômica sobre o perfil do folião de Rio Branco, publicado durante o Carnaval.

O encontro contou com a presença de representantes da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Acre (Fecomercio), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (RBTrans), da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Acre (ABIH-AC), do Sebrae/AC, da Secretaria Estadual de Turismo (Sete), da Suframa, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Acre (Federacre), da Trip Amazon, Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), da Executiva Rádio Táxi e do Iphan.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress