Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Cinco passos para trazer a inovação para dentro da pequena empresa

Por Dell e Intel – G1 – 11/04/2018

A inovação é uma aliada do pequeno empresário. Pesquisar, desenvolver e criar novas maneiras de entregar seus produtos e serviços aprimora a experiência dos clientes e contribui para manter a PME competitiva no mercado. E os líderes sabem disso. Um terço (33,9%) das PMEs no Brasil tem como prioridade ser inovadora. Veja cinco passos para trazer a inovação para o seu negócio:

1. Proximidade com os clientes

A vantagem de contar com uma estrutura enxuta é ter maior facilidade para se aproximar dos clientes, e de manter este contato durante o desenvolvimento de produtos e serviços. A comunicação é direta, sem intermediários, e os desejos do usuário podem ser ouvidos e trazidos para dentro do ambiente corporativo. Como isso ajuda a gerar inovação?

Imagine que você está em uma reunião para discutir ajustes em um projeto. Em dado momento, o cliente expressa uma necessidade até então desconhecida por sua equipe. Dessa informação pode surgir um insight para gerar um novo serviço ou solução. Ou, quem sabe, sua equipe de monitoramento identifica um comprador que sempre reclama da falta de um produto nas redes sociais. Você pode antecipar uma demanda ao estar em contato direto com seu público. Este tipo de iniciativa só é possível quando a empresa se organiza para não dispender tempo em áreas que são relevantes, mas não o seu core business – como a TI. E ter um parceiro de TI confiável e que permita à empresa focar em seu core, por exemplo, é fundamental para ir adiante nestes diálogos.

Enxergar os clientes como parceiros do negócio e usar a tecnologia para criar atratividade é o caminho para se tornar inovador.

2. Considere ter um parceiro tecnológico para desenvolver seu negócio digitalmente

Digitalizar o negócio significa rever processos — automatizar burocracias, organizar bancos de dados mais eficientes e ter à mão soluções —, mas também criar uma cultura voltada para o digital. Levantamento feito pela PwC com mais de 2 mil executivos de 53 países mostrou que 80% deles concordam que identificar oportunidades de digitalizar o negócio é uma das etapas decisivas do processo de inovação. Por quê?

Na prática, com a criação da cultura digital, a sua equipe pensa digitalmente. Com isso, cria-se um ambiente de estímulo ao desenvolvimento de soluções criativas e inovadoras. Por exemplo, se você tem uma gráfica que imprime somente peças físicas, pode pensar na possibilidade de transformá-las em peças digitais. Será que seus clientes já não manifestaram essa necessidade? É claro que esses desafios demandam da PME a tarefa de identificar as melhores soluções de TI para o seu negócio. Por isso é fundamental ter um parceiro tecnológico de confiança, com experiência em diferentes áreas da tecnologia.

3. Busque soluções hiperconvergentes

A hiperconvergência é um exemplo de como a inovação pode ser adotada na pequena empresa, e dos seus benefícios. Ela integra em um único equipamento de fácil gerenciamento e manutenção diversos componentes que antes eram vendidos separadamente. Em uma mesma solução, o pequeno empresário consegue ter várias ferramentas de TI: rede, processamento, armazenamento e gerenciamento. É como fazer uma analogia hoje com os smartphones. No passado, havia uma ferramenta para cada função: máquina fotográfica, mapas impressos. Hoje, você reúne todas essas utilidades em um equipamento.

O vice-presidente de vendas da Dell para Pequenas Empresas e Consumidor Final, Diego Puerta, explica como é a base de funcionamento das soluções hiperconvergentes em geral. “Na Dell, nós pegamos diversas soluções de armazenamento e processamento de rede e de gerenciamento de dados e colocamos tudo isso em um único produto de fácil instalação. Ou seja, em 15 minutos você tem condições de instalar o equipamento e operá-lo”, esclarece.

Na hora de buscar uma solução hiperconvergente, é fundamental contar com um parceiro tecnológico que tenha expertise em todas as áreas do processo. Assim, você terá acesso a uma ferramenta integrada, e de simples implementação, que traga inovação e atenda às demandas da sua PME.

4. Use a sua base de dados para gerar soluções

Que informações estão armazenadas no seu computador corporativo? Quantidade de clientes, profissão, faixa etária; variáveis externas que impactam no negócio (clima, lançamentos de concorrentes); inserção de produtos lançados; alcance das campanhas de marketing. Todos esses dados podem ser armazenados em um único data center (olha aí de novo a importância de um parceiro tecnológico de confiança!) e utilizados para criar inovações.

Esse movimento está em consonância com o cenário de transformação no ambiente corporativo. Até 2020, mais de 44 zettabytes (ou 44 trilhões de gigabytes) de dados estarão disponíveis no mundo, de acordo com o estudo Accenture Technology Vision 2016. Empresas pioneiras já estão usando esse conteúdo todo para gerar insights e trazer não só inovação, mas inovação com informação, o que aumenta as chances de um novo produto ou serviço ser assertivo.

5. Lance produtos e serviços em versão beta

A digitalização pelo qual o mundo corporativo está passando hoje levou a uma nova configuração no jeito de fazer negócios. Praticamente qualquer acessório lançado em meio digital pode ser levado ao mercado ainda em versão beta. De que maneira isso traz vantagens para o pequeno negócio? Você reduz custos ao fazer ajustes com o projeto em desenvolvimento. Essa prática torna a empresa inovadora porque permite pensar em soluções em tempo real, alinhada ao desejo do cliente ou do consumidor que a está utilizando.

Se você quer trazer inovação para dentro do seu negócio, vá atrás das soluções certas. Hoje existe no mercado tecnologia de ponta e compatível com a necessidade da PMEs. Na Dell Computadores, por exemplo, o objetivo é oferecer soluções que realmente atendam às demandas dos negócios, com foco em crescimento e resultados. O atendimento dedicado Dell para Pequenas Empresas está disponível por telefone no 0800 722 3400 ou no site www.dell.com.br/suaempresa. Ligue e acesse para conhecer as soluções de tecnologia ideais para seu negócio!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress