Como lucrar com carnes exóticas: a nova sensação em açougues

Por Mill – 18/11/2017

Os consumidores brasileiros estão cada vez mais exigentes e curiosos quando o assunto são as novidades gastronômicas. As carnes exóticas vêm se enquadrando perfeitamente neste contexto, devido ao sabor diferenciado, à exclusividade e a capacidade de criação de pratos até então inusitados.

Carne de Javali, Jacaré, Paca, Coelho e Avestruz são somente algumas destas carnes especiais que vêm caindo definitivamente no gosto de consumidores brasileiros, desde os mais exigentes até os mais tradicionais.

Devido à alta demanda por essas “novas” carnes, os açougues estão precisando se atualizar e oferecer ao consumidor aquilo que ele pede, e hoje em dia as carnes exóticas são um pedido cada vez mais recorrente. Porém, apesar do recente sucesso, muitos açougues ainda esbarram na dificuldade em conseguir bons fornecedores e no preço, ainda muito elevado. Por isso, é importante que os açougues ponderem algumas ações importantes.

Porque vender carnes exóticas em açougues?

Antigamente, as carnes exóticas eram encontradas somente em pratos exclusivos oferecidos por restaurantes com gastronomia requintada. Por isso, raramente encontrávamos tais carnes em açougues tradicionais, pois a demanda era baixa.

Porém, nos últimos anos, o número de brasileiros adeptos a experimentar diferentes tipos de carnes, com gostos diversificados (e até incomuns para a nossa cultura) cresceu. Assim, a busca por carnes exóticas aumentou (e vem aumentando) muito, sendo bastante procuradas para serem preparadas em casa.

Por esta razão, o açougue que oferecer carnes diferenciadas ganhará um diferencial em competitividade quando comparado a açougues de carnes tradicionais. Além disso, o açougue tende a lucrar mais atendendo este mercado, devido ao preço mais elevado para este tipo de carne.

Porém, os novos consumidores estão mais exigentes do que nunca, e a simples compra de carnes exóticas (como se fossem carnes tradicionais) não o deixarão plenamente satisfeitos. Os novos consumidores querem, na verdade, sentir uma nova experiência gastronômica comprando tais peças.

Como lucrar mais com carnes exóticas? Use os diferenciais!

Como já dito, oferecer carnes exóticas no balcão expositor de açougues por si só já representa um grande diferencial para aumentar os lucros do estabelecimento. No entanto, os consumidores querem mais!

As pessoas que compram carnes exóticas desejam novos sabores e novas combinações para aguçar o paladar, desejam também um produto diferenciado, com embalagens exclusivas, ambiente agradável e opções de receitas para o melhor preparo para a carne desejada.

Para isso, investimentos em marketing e propaganda agregados à qualidade do produto vêm sendo o caminho para o açougue lucrar mais. O estabelecimento deve vender a carne exótica garantindo ao cliente uma experiência diferenciada, fazendo com que o consumidor sinta o desejo de experimentar o “diferente” e o “exclusivo”.

Mais fornecedores e legislação: empecilhos para o mercado de carnes exóticas

Apesar de o mercado de carnes exóticas estar em franco crescimento, a dificuldade em conseguir fornecedores devidamente registrados ainda representa um grande empecilho para que açougues ofertem essas carnes.

No Brasil, todas as carnes não tradicionais devem vir diretamente de criadores registrados e devidamente fiscalizados pelos órgãos competentes. No entanto, no Brasil, o número de cativeiros e abatedouros clandestinos ainda é muito grande, dificultando a imagem deste comércio Premium das carnes exóticas.

Assim, todo açougue que pretende começar a comercializar carnes exóticas deve, prioritariamente, buscar manter relação direta com fornecedores que tenham o selo de inspeção de qualidade e procedência.

Somente tomando esse cuidado com a escolha dos fornecedores que os açougues conseguirão oferecer produtos com qualidade desejada pelo consumidor. Além disso, ao manter relação direta com os criadores e abatedouros, tais estabelecimentos conseguirão oferecer preços melhores a seus clientes.