Debate sobre cenário econômico e perspectivas da construção civil marca evento promovido pelo Fórum Empresarial do Acre e Sinduscon/AC

Evento reuniu autoridades e representantes do setor produtivo

O impacto da construção civil na economia de Rio Branco, a análise de dados recentes do setor e as perspectivas para 2026 foram os temas centrais do evento “Construção Civil – Análise Econômica e Perspectivas para Rio Branco”, promovido pelo Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon/AC) e a Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac).

O encontro reuniu empresários, representantes públicos, o prefeito Tião Bocalom, especialistas e instituições parceiras no auditório da Fieac, na manhã desta sexta-feira (21). O senador Márcio Bittar também participou do evento.

O deputado federal e presidente da Fieac, Zé Adriano, fez a abertura do evento. Ele destacou que o encontro foi uma oportunidade para apresentar os investimentos no setor produtivo.

“A construção civil em si é o setor que mais emprega, principalmente para esse setor da população menos informada, e aí a gente tem um grande processo de reconquista desse trabalhador para a construção civil e todas as obras de infraestrutura no estado contribui para isso”.

Deputado federal e presidente da Fieac, Zé Adriano, destacou a importância da construção civil durante evento. Fotos: Assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Branco

O coordenador da Câmara Técnica de Construção Civil e presidente do Sinduscon/AC, Carlos Afonso, apresentou uma contextualização da realidade atual do setor, destacando desafios como qualificação profissional, inovação, competitividade e melhoria dos processos ligados às obras públicas e privadas.

“A construção civil é o viés que mais induz e fortalece a economia do nosso estado. E quando ela está em pleno vapor, tudo melhora. Estamos muito contentes com o que foi feito na primeira gestão do prefeito Bocalom e vamos perguntar qual é o projeto para a construção civil no segundo mandato”.

Carlos Afonso frisou também que o setor atravessou uma fase muito difícil por conta de pandemia, quando tudo paralisou, contudo, no primeiro mandato de Bocalom, houve uma guinada substancial na construção civil.

Durante sua participação, o prefeito de Rio Branco, Tião Bocalom, apresentou as perspectivas da gestão para o setor em 2026 com foco em infraestrutura, novas obras e fortalecimento das parcerias institucionais.

“Estou muito feliz em poder participar desta reunião e apresentar as obras que estão em andamento, as que já foram realizadas e as que ainda virão. Rio Branco nunca produziu tantos empregos como estamos produzindo agora, ao ponto de a gente ter que importar a mão de obra de todos os municípios porque aqui não temos mais a mão de obra que a gente precisa”, afirmou.

Prefeito Tião Bocalom falou sobre as obras em andamento em Rio Branco. Assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Branco

Apresentações

A coordenadora do Fórum Empresarial, Tíssia Veloso, apresentou um panorama econômico com dados referentes a 2020–2024, incluindo volume financeiro movimentado, número de contratos e empresas contratadas.

A análise forneceu subsídios para compreender o comportamento recente da construção civil e orientar decisões estratégicas para os próximos anos.

O professor e doutor em economia da Universidade Federal do Acre, Rubicleis Gomes, detalhou o impacto da construção civil na economia local, reforçando o papel do setor na geração de emprego, renda e desenvolvimento urbano.

Os dados exibidos compõem um estudo econômico produzido pelo Fórum Empresarial do Acre sobre o Programa Minha Casa, Minha Vida. Conforme a pesquisa, o programa deve gerar impacto de mais de R$ 74 milhões na economia do Acre.

“Aproximadamente seis mil postos de trabalho vão ser constituídos na economia acreana e Rio Branco domina tanto a quantidade desses postos de trabalho quanto dos impactos positivos. Então, isso é muito bom para a economia porque, além de emprego, isso gera renda, e renda gera consumo”.

Além deste estudo, o Fórum elaborou ainda um estudo com o mapa de geração de empregos na construção civil no Acre.  A pesquisa avaliou os municípios com os melhores indicadores de crescimento líquido de emprego entre 2023 e 2024.

Para finalizar a programação, o coordenador Carlos Afonso entregou um certificado de reconhecimento ao prefeito Tião Bocalom destacando sua atuação em favor da construção civil.

Prefeito recebeu um certificado de reconhecimento. Assessoria de comunicação da Prefeitura de Rio Branco

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin