Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Durante reunião, Grupo de Trabalho de Mandiocultura debate legislação de produtos artesanais e prejuízos da praga mandarová

Membros do Grupo de Trabalho de Mandiocultura se reuniram para falar também sobre as perspectivas de 2024
Membros do Grupo de Trabalho de Mandiocultura se reuniram para falar também sobre as perspectivas de 2024

Os membros do Grupo de Trabalho de Mandiocultura também se reuniram nesta terça-feira, 21, para debater as ações desenvolvidas em 2023 e estratégias para o próximo ano. Este foi o último encontro do ano da equipe e contou com a participação de representantes do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sebrae Acre, Secretaria de Agricultura de Tarauacá (Seagri) e Empresa de Assistência Técnica, Extrativista e Rural do Acre (Emater).

Entre as pautas debatidas estão:

  • Proposta de Legislação de Produtos Artesanais
  • Discussão sobre prejuízos econômicos causados pela praga mandarová na cadeia da mandiocultura no Acre
  • Avaliação do plano de ação e pendências na execução do planejamento estratégico de 2023
  • Perspectivas de atuação do grupo de trabalho em 2024

“A reunião tratou da proposta da legislação para produtos de origem vegetal, sobre os serviços de inspeção do Idaf, que vem realizando, os ataques intensos que o Acre vem sofrendo com a praga mandarová. A Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria de Agricultura apresentou um relatório com dados desses ataques e avaliamos um plano de ação do que foi executado e pendências que precisam ser resolvidos e sanadas”, confirmou a coordenadora do grupo, Ligiane Amorim.

Sobre as perspectivas para o próximo ano, a coordenadora destacou a definição de um grupo menor que irá tratar de uma legislação específica da certificação da farinha, legislação que vai assegurar qualidade a produção local.

Este foi o último encontro de 2023 do grupo de trabalho

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress