Observatório do Desenvolvimento

Notícias

EM SETEMBRO, VOLUME DE SERVIÇOS RECUA 4,8% NO ACRE

 

 

 

EM SETEMBRO, VOLUME DE SERVIÇOS RECUA 4,8% NO ACRE

Em setembro de 2021, o volume de serviços no Acre caiu 4,8% frente a agosto, enquanto no Brasil a queda foi de somente 0,6%, na série com ajuste sazonal, acumulando ganho de 19,4% no ano (janeiro a setembro). Com o aumento de setembro, o setor de serviços no Acre, na série sem ajuste sazonal, frente a setembro de 2020, avançou 14,4%, a sétima taxa positiva seguida. O acumulado em 12 meses (13,6%) manteve a trajetória ascendente iniciada em maio de 2021. Assim, o setor de serviços no Acre se encontra 5% acima de fevereiro de 2020 (pré-pandemia).

Assim como no Acre, houve recuo no volume de serviços em 20 das 27 Unidades da Federação, na comparação com agosto, acompanhando o recuo (-0,6%) observado no Brasil. Entre os locais com taxas negativas nesse mês, pelo peso que representam no setor, o impacto mais importante veio de São Paulo (-1,6%), seguido por Minas Gerais (-1,3%), Rio Grande do Sul (-1,3%), Pernambuco (-2,2%) e Goiás (-2,2%). Em contrapartida, Rio de Janeiro (2,0%), seguido por Distrito Federal (2,9%) e Mato Grosso do Sul (3,6%) registraram as principais expansões em termos regionais.

A equipe técnica do Observatório do Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre está elaborando o Boletim Completo do Serviços de novembro e irá publicá-lo em breve no site forumdoacre.org.br/observatorio.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress