Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Empreendedores e lideranças debatem propostas para desenvolver Xapuri

Encontro foi liderado pela FIEAC, em parceria com a prefeitura do município, e reuniu diversas instituições

O que fazer para desenvolver Xapuri? Qual o seu olhar para o futuro do município? O que fazer para a cidade ser mais atrativa para os empreendedores? Essas foram algumas das indagações elencadas durante o Encontro de Empreendedores e Lideranças de Xapuri, realizado na última sexta-feira, 6, no auditório da escola Anthero Soares, no centro da cidade que é conhecida mundialmente como a ‘Terra de Chico Mendes’.

O evento, liderado pela Federação das Indústrias do Estado do Acre (FIEAC), em parceria com a prefeitura de Xapuri, com apoio de diversas instituições, faz parte do programa Arco do Desenvolvimento e do Projeto Inovador (iniciativa do Programa de Desenvolvimento Associativo da CNI).

A proposta do encontro foi ouvir representantes do setor industrial do município, lideranças políticas e comunitárias, empresários e a sociedade em geral sobre os principais gargalos e problemas que impedem o crescimento dos diferentes segmentos de Xapuri. Na ocasião, os presentes também puderam sugerir o que poderia ser feito para solucionar esses percalços.

Além de diretores e executivos da FIEAC, estiveram no encontro representantes do Sebrae, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Acisa, Federacre, Fecomércio, Sedens, Associação Comercial de Xapuri, empresários do setor industrial do Estado, o deputado estadual Antônio Pedro, o prefeito de Xapuri, Bira Vasconcelos, entre outras autoridades.

O debate levantou problemas e propostas sobre temas como o ordenamento territorial, burocracia, estradas e ramais, comunicações e Internet, incentivos fiscais, produção, turismo, serviços, necessidades de qualificação profissional, entre outros. Também foi realizado um painel para discutir as possíveis vocações e tendências de setores para o desenvolvimento de Xapuri.

O presidente da FIEAC, José Adriano Ribeiro, destacou a importância de entender as dificuldades que o município atravessa e levar todas essas demandas às autoridades constituídas para tentar solucioná-las. “Isso vai desde a discussão da infraestrutura, passa pela economia, segurança energética, entre outras áreas. Tudo isso contribui para construção de um documento que queremos no próximo ano entregar aos candidatos e mostrar nossas preocupações em termos de desenvolvimento. Esperamos levar até essas lideranças uma proposta que integre todas as necessidades em um grande projeto para o Estado”, detalhou.

O prefeito Bira Vasconcelos garantiu que está empenhado para buscar melhorias para Xapuri desde o primeiro dia de seu mandato. “Precisamos nos juntar, pois não há solução mágica. Existem saídas, perspectivas, mas tudo isso exige muita mobilização e empenho de todos nós. Essa grande discussão, liderada pela Federação das Indústrias, é um passo importante para buscarmos dias melhores para o nosso município”, frisou o gestor.

João Cardoso, presidente da Associação Comercial de Xapuri, considerou o debate extremamente proveitoso e se disse confiante de que muitos problemas discutidos poderão ser solucionados.

“Foi um momento ímpar, de olharmos para o futuro. Buscamos verificar o que podemos fazer nesse momento de grave crise e qual papel da Associação Comercial, da FIEAC e das instituições que hoje estão conectadas. Debatemos e criamos propostas que apontam as prioridades emergenciais do município. Fiquei muito feliz por tudo que construímos nesse encontro. Acredito que, quando Estado e instituições têm boa vontade, as coisas acontecem. Tenho convicção de que teremos soluções para vários problemas aqui colocados”, assinalou Cardoso.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress