Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Fórum Empresarial e DEL Turismo apresentam resultado das ações em Xapuri

Foto em frente à casa de Chico Mendes, ponto histórico do município, encerrou evento

O Fórum Empresarial de Inovação e Desenvolvimento do Acre, por meio do Programa DEL Turismo, e a Prefeitura Municipal de Xapuri apresentaram os resultados das ações e projetos desenvolvidos no município no primeiro ano de parceria nesta quarta-feira, 13. O evento foi realizado no auditório do Centro de Educação Permanente (Cedup) com a presença da coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, do prefeito Bira Vasconcelos, o secretário Municipal de Turismo, Jorge Freitas, da agente de articulação, Ronaira Barros, de secretários, vereadores e a comunidade em geral.

“É com muita alegria que a gente hoje celebra o primeiro ano do Programa DEL Turismo. É com muita alegria que fazemos essa revisão e entrega dos resultados que a gente conseguiu junto, obviamente, com o prefeito que está sempre participando, sempre muito solícito e com a equipe também. Sabemos que é um desafio imenso porque a prefeitura dispõe de materiais, recursos e recursos humanos. Diante desse cenário, ainda assim conseguimos resultados positivos para Xapuri e buscaremos mais ainda contando com o apoio de todos vocês”, destacou a coordenadora no evento.

O prefeito Bira Vasconcelos disse que a parceria com o DEL Turismo é muito importante para a cidade para transformar o potencial turístico em uma realidade econômica. O gestor destacou o trabalho de recuperação de diversos pontos turístico, entre eles a casa do líder seringueiro Chico Mendes, a estátua do ambientalista, a igreja católica, Fonte do Bosque, entre outros.

Prefeito Bira Vasconcelos e a coordenadora do Fórum, Tíssia Veloso, assinaram contrato para mais um ano de parceria

“Para que a cidade consiga ganhar direito com isso, que as atividades sejam estabelecidas e a gente possa ter, no mais curto espaço de tempo, a recuperação do turismo que já existia. Por meio da consultoria do DEL Turismo, conseguimos colocar toda estrutura de conselhos e câmaras técnicas para funcionar e a gente se apropriar de toda essa história, dos bens materiais e patrimônio histórico que temos para desenvolvermos a atividade do turismo que é tão importante em uma economia como a nossa”, ressaltou.

Durante o evento, a coordenadora Tíssia Veloso e o prefeito Bira Vasconcelos assinaram o contrato de mais um ano de parceria com o Fórum Empresarial do Acre. Após assistirem a apresentação, os participantes da palestrantes foram convidados a fazerem uma visita à casa do Chico Mendes . O prefeito Bira fez uma visita guiada à coordenadora do Fórum.

O consultor regional do DEL Turismo, Estácio Guimarães, explicou que o programa foi um grande articulador e incentivador do turismo no município. Em um ano de trabalho, ele destaca a revitalização e reabertura de 42% dos pontos turísticos e criar uma identidade por meio da criação da marca turística.

“Mais do que isso, estamos conseguindo resgatar o amor que o povo de Xapuri tem por sua história e sua tradição. No segundo ano de parceria, além do plano de turismo sustentável que vamos desenvolver junto ao município, também temos o projeto de reabrir e revitalizar 100% todos os pontos e atrativos turísticos dentro do município. Com a parceria de todos aqueles que fazer parte da cadeira turística do município vamos potencializar isso e trazer para o roteiro de turismo do Acre a cidade de Xapuri com referências sustentáveis para o estado”, afirmou.

Foto em frente à casa de Chico Mendes, ponto histórico do município, encerrou evento

DEL Turismo na terra de Chico Mendes

O município fez a adesão do programa em janeiro de 2023, formando, assim, equipes para trabalhar as pautas nas Câmaras Técnicas de Qualificação e Cultura e de Turismo e Sustentabilidade no Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Comtur foi formado por 24 pessoas, sendo 12 membros e 12 suplentes. Já a Câmara Técnica de Qualificação e Turismo é composta por 26 membros e a Câmara Técnica e Sustentabilidade 13 membros. Ao todo, 42 pessoas participam do processo de planejamento participativo direto no município.

Ao longo de quase um ano, com consultorias do turismólogo Estácio Guimarães equipes do DEL Turismo criou o mapa estratégico do município, elaborou cursos de capacitação da cadeia produtiva do turismo, revisou o plano diretor, criou a marca turística, mapeou os pontos turísticos que precisavam ser reabertos, fez a sinalização dos pontos turísticos e trabalhou junto à comunidade a sensibilização para utilização desses pontos turísticos.

DEL Turismo encerrou mais um ano de parceria em Xapuri

O mapa estratégico da cidade é para ser referência de desenvolvimento turístico sustentável no Acre até dezembro de 2027. A cidade onde o líder ambientalista Chico Mendes morou e viveu também é o berço da Revolução Acre.

Entre os projetos desenvolvidos no município, é destaco a reabertura da Casa Chico Mendes, criação de um Centro de Atendimento ao Turista (CAT), onde o turista é direcionado e guiado a passeio pela história de Chico Mendes. Também foi aberto o Memorial do Seringueiro, que leva o visitante a um passeio ao passado para conhecer a casa e a rotina do seringueiro.

Também foi criada a marca turística do município. O Programa DEL Turismo segue para o segundo ano de parceria com a prefeitura municipal e prospecta ações e projetos para 2024 que visam incentivar o turismo local e capacitar profissionais para receber esses turistas.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress