Nesta sexta-feira, 9, o Fórum Empresarial do Acre reuniu, na Federação de Agricultura e Pecuária do Acre (Faeac), representantes de instituições e órgãos parceiros para apresentação do Grupo de Trabalho de Tributação da Pecuária de Corte, criado para monitorar a produção, abate e saída de animais vivos e estoque do rebanho bovino do Acre.
O grupo tem o objetivo ainda de buscar formas de manter o equilíbrio entre a oferta da matéria prima que abastece a indústria local e a comercialização do excedente fora do estado.
O presidente do Fórum e da Faeac, Assuero Veronez, iniciou a reunião agradecendo a participação de representantes da Fieac, do Idaf, Embrapa, Sindicato Rural de Senador Guiomard, do Frigorífico Boi Bom, da Secretaria de Agricultura do Estado e do deputado estadual Tanízio Sá.
“Construímos esse grupo e buscamos o equilíbrio, achar como contemplar tanto o setor de cria, especialmente os pequenos produtores que produzem bezerros, como também a indústria, os frigoríficos. Certamente. A gente vai encontrar uma saída que depende também de uma ação de governo, porque a Secretaria da Fazenda tem a prerrogativa de estabelecer essa questão tributária, que é fundamental nesse processo de saída ou não de bezerros do estado”, destacou o presidente.