Observatório do Desenvolvimento

Notícias

IBGE: Produção industrial sobe 0,3% em setembro, mas cai 1,4% no ano

VALOR – 01/11/2019

A produção da indústria brasileira cresceu 0,3% na passagem de agosto para setembro, na série com ajuste sazonal, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira.

O desempenho ficou abaixo da mediana das estimativas de 37 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, de avanço de 0,9%, com intervalo das projeções de alta de 0,1% a 1,6%.

Na comparação com igual mês em 2018, a produção industrial teve expansão de 1,1%. Por essa base de comparação, a expectativa era de que tivesse crescido 1,5% conforme levantamento do Valor Data.

Tanto no ano como em 12 meses, a produção da indústria registrou queda de 1,4%.

O IBGE aproveitou para revisar o dado referente a agosto, de aumento de 0,8% para alta de 1,2% ante julho.

Das quatro principais categorias da indústria, três tiveram aumento na produção na passagem de agosto para setembro. Bens intermediários, por exemplo, tiveram alta de 0,2% no nono mês e de 0,1% ante setembro de 2018. A categoria tem peso de 55% na composição da indústria.

A produção de bens duráveis, por sua vez, subiu 2,3% de agosto para setembro, com ajuste sazonal, e 8,7% perante um ano antes. Já os bens semi e não duráveis registraram elevação de 0,5% no mês em setembro e 1,9% ante mesmo intervalo de 2018.

Bens de capital, exceção, cederam 0,5% entre agosto e setembro, mas apresentaram crescimento de 0,7% em relação ao nono mês do calendário anterior.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress