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IV CONGRESSO INTERNACIONAL DE PECUÁRIA LEITEIRA DA AMAZÔNIA OCIDENTAL

O Fórum Empresarial deu início nesta quinta-feira, 24, ao IV Congresso Internacional de Pecuária Leiteira da Amazônia Ocidental, que também acontecerá nos dias 25 e 26 de novembro. 

O evento é uma realização do Fórum Empresarial, Universidade Federal do Acre (UFAC), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Federação de Agricultura e Pecuária (FAEAC) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Acre) com o objetivo de apresentar e propiciar discussões mais atualizadas sobre o sistema de Produção de Leite Acriana.

Tendo participação efetiva da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio com a presença do Secretário, Edivan Azevedo, médico veterinário, que contribuiu inicialmente com a palestra sobre o Cenário da Pecuária de Leite no Estado do Acre e contou ao Fórum Empresarial como o IV CIPEL impulsiona a Pecuária de Leite no Acre por meio das propostas do governo: 

“O Governo do Estado tem apoiado a cadeia produtiva do leite através do projeto ‘Pecuária mais Eficiente’ tendo como foco cinco pilares, sendo a Gestão, Nutrição, Sanidade, Melhoramento Genético e Manejo, também foi criado 18 unidades demonstrativas no Estado que servem de apoio para outras propriedades em cada município como referência de boas práticas de produção e paralelo a isso, a SEPA tem um projeto chamado ‘Mecanizar Mais’ que leva ações de destoca, gradagem e açudagem para que esses produtores possam melhorar as suas condições de pastagem e alimentar melhor o seu rebanho aumentando a produtividade de suas propriedades. A secretaria tem feito também distribuições de calcário para esses proprietários rurais que ajudam na recuperação de pastagens fazendo com que possam produzir mais em menos áreas de terras. 

O Estado fez uma parceria com o Instituto e a Universidade Federal do Acre (IFAC e UFAC) e implantou no campus um laboratório de fecundação in vitro para o melhoramento genético, que serve como fonte de ensino e pesquisa aos alunos, viabilizando a extensão rural e intercâmbio com produtores em vários temas, dentre eles a tecnologia de melhoramento genético gerada na universidade.

Durante o ano de 2023 o estado continuará fomentando o projeto ‘Mecanizar Mais’, o qual terá ações que irão promover o melhoramento das pastagens da oferta de forragem para aprimorar a alimentação desses animais, expressando todo o seu potencial genético a partir da ascensão genética feita por meio da inseminação artificial apoiada pela usina de nitrogênio que possui sede e é mantida no campus da UFAC, sendo um insumo fundamental para a preservação de sêmen e embriões que podem ser aplicados no rebanho leiteiro aumentando a produção e a capacidade exportação de leite para o Acre”.

O IV CIPEL abrangerá durante a sua realização temas para a qualificação dos produtores rurais e dos futuros profissionais que as instituições e universidades federais estão preparando para o manejo do sistema de produção da pecuária leiteira principalmente as adaptações que precisam ser feitas e adequadas a realidade do estado do Acre. 

Professor da Universidade Federal do Acre há mais de 10 anos e médico veterinário, Eduardo Mitke Brandão Reis um dos coordenadores do evento relatou como foi o planejamento desse evento:

“A Pecuária de Leite é uma das áreas mais complexas do ramo agropecuário que o estado precisa desenvolver, por isso o objetivo do congresso é trazer conhecimento tanto para os alunos e estudantes da área quanto para produtores rurais e até mesmo focar na melhoria da qualidade de vida do produtor que só funciona se ele tiver renda, e só se consegue isso melhorando a pastagem e a qualidade do seu rebanho. 

Dentro do Fórum Empresarial, que é o segmento que acaba fundindo todas as instituições e órgãos, temos a ideia de ampliar a Assistência Técnica e Gerencial – ATeG de leite, aprimorando a quantidade de técnicos e de tempo dessa Assistência Técnica e Gerencial. O grupo UFAC Leite composto por alunos e tendo a mim como supervisor, atende hoje por volta de 7 propriedades rurais, sendo uma prática que gera aperfeiçoamento do ensino”.

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