Membros do Conselho Consultivo do Fórum Empresarial do Acre se reuniram nessa quarta-feira, 28, para o nivelamento das ações e projetos em andamento. O Conselho Consultivo trata de encaminhamentos e propostas estratégicas do setor produtivo com atuação do Fórum Empresarial do Acre.
A reunião ocorreu nessa quarta-feira, 28, na sede da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC).
O encontro, mediado pelo presidente do Fórum Empresarial do Acre, José Adriano, teve a presença de representantes do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA), da Universidade Federal do Acre (UFAC), Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT), Banco da Amazônia (BASA), Sindicato da Indústria de Construção Civil do Estado do Acre (Sinduscon), Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no Acre, Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC) e Agência de Negócios do Acre (ANAC)
Foram debatidas as ações do Programa DEL Turismo no interior do estado, as expectativas para a 1ª edição do boletim econômico elaborado pelos doutores em economia da Fundação de Apoio e Desenvolvimento ao Ensino, Pesquisa e Extensão Universitária no Acre (Fundape), os estudos setoriais contratados, a contribuição do Fórum Empresarial na elaboração do Plano Diretor de Desenvolvimento de Rio Branco, entregue para o prefeito Tião Bocalom.
A coordenação do Fórum Empresarial se colocou ainda à disposição das instituições e órgãos para ajudar na construção das agendas e ações para a Expoacre 2023, marcada para o dia 29 de julho a 6 de agosto em Rio Branco. O secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre, Assurbanipal Mesquita pediu apoio e reforço das instituições na proposta do corretor interoceânico.
O presidente da ALEAC, deputado Luiz Gonzaga, agradeceu o convite para a reunião e convidou as instituições para participar da caravana de deputados que saiu nesta sexta-feira, 30, para fiscalizar as obras de recuperação da BR-364. O presidente também ressaltou o trabalho que as federações vem fazendo em prol do desenvolvimento do Estado.
O presidente José Adriano contou que o MAPA passa a compor o Conselho Construtivo do Fórum e explicou mais sobre a contribuição do governo federal nas ações.
“A reunião do Conselho Consultivo é essencial para nivelar com as Instituições o andamento dos projetos, atividades e ações do Fórum, vez que são os órgãos que auxiliam no direcionamento estratégico da atuação do Fórum Empresarial, além de contribuírem para execução de muitas delas”.