Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Membros da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação definem pautas e ações para 2024

Primeira reunião do ano teve a participação de representantes de diversos instituições e órgãos
Primeira reunião do ano teve a participação de representantes de diversos instituições e órgãos

Os membros da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação do Fórum Empresarial do Acre se reuniram nesta quinta-feira, 8, para definição de pautas e as ações a serem trabalhadas ao longo de 2024. O primeiro encontro do ano foi realizado no Sebrae/Acre.

O secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia do Acre (Seict), Assurbanipal Mesquita, o coordenador da câmara técnica, Kleber Campos, e representantes do Banco do Brasil, da Suframa, Embrapa, Federação das Indústrias do Acre (Fieac), do Instituto Federal do Acre (Ifac), da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), do Instituto Estadual Profissional e Tecnológica Dom Moacyr Grechi (Ieptec), da Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac), da Agência de Negócios do Acre (Anac) e da Fundação de Amparo à Pesquisa (Fapac), estiveram presentes.

O coordenador Kleber Campos explicou que a primeira reunião foi para traçar o planejamento estratégico da câmara técnica para o ano. No encontro, ele disse que foi feito um planejamento conjunto para identificação dos principais problemas e definição das soluções para as problemáticas.

“Outra proposta é a gente se reunir com as demais câmaras do Fórum – agronegócio, turismo, construção civil e comércio exterior – para também identificar os problemas que a CT de Tecnologia e Inovação pode ajudar a resolver. A proposta é dar conectividade para as câmaras”.

Para esse debate, estiveram presentes na reunião também coordenadores e membros das demais câmaras técnicas do Fórum Empresarial do Acre.

Coordenador Kleber Campos e o secretário Assurbanípal Mesquita falaram sobre a importância do planejamento para a câmara técnica

Expectativas

Representante do governo e membro da câmara técnica, o secretário Assurbanípal Mesquita destacou que a equipe conquistou, ao longo de 2023, muitos frutos, como a Lei de Inovação sancionada pelo governador Gladson Cameli, e para estímulo e fomentos às startups e a ciência.

“Entramos o ano com pé direito. O planejamento vai viabilizar a criação de um calendário de atividades para o longo do ano. Faço um destaque aqui de pautas importantes que vamos desenvolver, como a realização do Congresso Nacional de Ciência e Tecnologia que teremos que fazer nossa versão e já entra nesse primeiro trimestre”.

Outra pauta que está no radar da câmara técnica é a criação de um Parque Tecnológico. O secretário confirmou que o projeto deve ter os primeiros avanços até a metade do ano. “Há ainda a busca por recursos para fomentar mais ainda a nossa renovação, bioeconomia, inovação. Essa semana tivemos a felicidade de dar o pontapé no Projeto Inova Amazônia II, então, vamos ampliar esse tipo de projeto em parceria com a Fapac. Temos muito trabalho pela frente”.

Especialista em tecnologia e inovação, Vander Nicácio, orientou as instituições na identificação de problemas e soluções

Organização das demandas

Durante a reunião, os membros da câmara técnica tiveram a oportunidade de assistir uma palestra com o consultor Vander Nicário da Empresa Gran Sistema, que desenvolve software e consultoria em tecnologia da informação. A participação do especialista foi voltada para uma organização das informações da CT e orientar como as instituições que compõem a equipe podem atender as demandas das demais câmaras técnicas.

“Um dos objetivos da Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação é atender as demais câmaras do Fórum e a ideia é que a gente consiga alimentar essas outras câmaras com soluções. O trabalho que vamos conseguir fazer esse ano é de acompanhar quais são essas ações, que ferramentas temos disponíveis e entregar esse produto, que é a solução do problema das demais câmaras”.

O consultor acrescentou que a ideia é de a Câmara Técnica de Tecnologia e Inovação atue de forma macro na parte de governança e legislação. “Tenho uma experiência de mais de 20 anos trabalhando com tecnologia, a empresa trabalha há dez anos com inovação e, junto com o Sebrae, que é muito parceiro sempre, e objetivo é que a gente consiga trazer essa visão de inovação para dentro da governança da câmara e que a gente tenha os resultados de indicar quais instituições, o que elas estão fazendo e quais as soluções que conseguem oferecer para o mercado em geral e demais câmaras”.

 

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress