Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Saiba mais sobre o Açaí, o superalimento da Amazônia

Por Em Tempo – 09/05/2018

O açaí é o fruto do açaizeiro, palmeira que cresce na região amazônica. O fruto de cor violeta escuro ou negro é considerado um superalimento e uma das fontes mais ricas de antioxidantes, sendo muito utilizado para fazer bebidas, geleias, doces e sorvetes. No Amazonas, a receita mais tradicional ensina a misturá-lo com açúcar e farinha de mandioca ou tapioca. Há quem prefira prepará-lo num pirão com farinha para acompanhar peixe assado.

A fruta tornou-se popular em todo o Brasil, após cair no gosto de quem pratica esportes, especialmente para as pessoas que frequentam academias, adeptas dos cuidados com a saúde e nutrição. Isto porque a fruta é um energético natural, possuindo fósforo, cálcio e ferro, além de ser uma excelente fonte de fibras, proteínas, lipídios e vitaminas.

Palavra da nutricionista

A nutricionista Raisa Lima destaca as vitaminas que a fruta possui, prevenindo até o envelhecimento antecipado. “O Açaí roxo é rico em vitaminas C, E e as do complexo B, fortalecendo o nosso sistema imunológico e prevenindo o envelhecimento precoce. Além disso, é fonte de fibras, ajudando a regular o intestino e a combater a prisão de ventre”, disse Lima. Segundo a nutricionista, o açaí possui também grande quantidade de cálcio, o que facilita o ciclo menstrual das mulheres, além de fazer bem para o coração, podendo diminuir e combater disfunções cerebrais, o que levam à bipolaridade.

Ciência

A cientista Cláudia Blair Matos, PHD em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e University of Tennesse (UTK), aponta que o fruto é rico em antioxidantes, protegendo o organismo contra a ação de radicais livres, ou seja, substâncias que favorecem o envelhecimento.

“O açaí elimina radicais livres, tem uma densidade nutricional e energética alta, ácidos graxos e capacidade de proteger o cérebro. Se você consumir 100 gramas de polpa pura, você está ingerindo 5g de proteína, 20g de gordura e 51g de carboidrato. Por isso, o ideal é consumi-lo sem nenhum aditivo, já que é um alimento completo”, finaliza Blair.

Quando comparado com as frutas vermelhas (amora, morango, cereja, framboesa), a nutricionista Raisa Lima diz que o açaí é o que tem maior quantidade de antioxidantes. Segundo Lima, 100g de açaí é o equivalente a 50% de oxidantes por dia. No Amazonas, assim como em todos os estados da região Norte, o consumo da fruta é uma tradição nas famílias. A cientista Cláudia Blair aponta que o açaí do Amazonas possui 80% mais antioxidantes do que o açaí do Pará.

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress