Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Soja: plantio avança para 46% e ultrapassa média dos últimos cinco anos

CANAL RURAL – 04/11/2019

Os produtores de soja do Brasil já plantou 46% da área total estimada para a safra 2019/2020 até a ultima quinta-feira, 31 de outubro. O dado faz parte do levantamento semanal realizado pela consultoria AgRural e divulgado nesta segunda-feira, 4.

O número representa avanço de 11 pontos sobre os 35% de uma semana antes e supera os 43% da média de cinco anos. Ainda há atraso, contudo, na comparação com o mesmo período do ano passado.

  • Fim do incentivo às exportações do agro pode causar queda de 34% na produção de soja
  • Custos elevados na soja? Embrapa dá dicas para economizar na safra

Com 84% da área jáRFe no Paraná, onde o plantio chegou a 60%, quem inspira cuidado agora é Mato Grosso do Sul. Embora o plantio tenha avançado bem na semana passada, para 58% da área sul-mato-grossense, o sul do estado tem recebido muito pouca chuva. Além da necessidade de replantio de algumas áreas, os produtores se preocupam com a janela de plantio da segunda safra de milho.

Caso as chuvas previstas para esta semana se confirmem, a semeadura da soja no sul de Mato Grosso do Sul terminará dentro da primeira quinzena de novembro, o que  permite que o plantio do milho seja concluído dentro da janela da região, que vai até meados de março. Mas o ideal seria plantar antes do fim de fevereiro, para evitar que a produtividade da safrinha fique mais suscetível à redução das chuvas e a eventuais geadas a partir de maio. O mesmo vale para o norte do Paraná, onde as chuvas até melhoraram nesta semana, mas ainda há áreas de soja por plantar.

Outros estados

No resto do país, os produtores do Matopiba seguem recebendo apenas chuvas irregulares, mas o atraso no plantio da região ainda não preocupa. Em Goiás, Minas Gerais e São Paulo, a irregularidade das precipitações permanece e atrasa os trabalhos, mas o plantio vai avançando nas áreas menos secas. No Rio Grande do Sul, em contrapartida, a semeadura está mais lenta devido ao solo muito úmido e a novas chuvas previstas para o estado.

Área e produção

Em outubro, a AgRural estimou que o Brasil deve plantar 36,4 milhões de hectares com soja na safra 2019/2020. O aumento anual é de 1,3%. A produção potencial, baseada por enquanto em linha de tendência de produtividade, é de 121 milhões de toneladas. Tanto área como produção são recordes. Os números serão revisados na primeira quinzena de novembro.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress