Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Sustentabilidade nas cidades ainda precisa avançar no Brasil

Por Jornal da USP – 26/11/2018

Segundo a ONU, até 2030, haverá em todo o mundo 41 megalópoles com mais de 10 milhões de habitantes. Porém, o ritmo atual de ocupação urbana, além de não ser inclusivo, pois nem todas as pessoas têm acesso à moradia, é extremamente desorganizado. Com isso, nem todas as pessoas ficam alocadas em espaços adequados, seja por serem áreas de risco de desabamentos e alagamentos, seja por sofrerem com a falta de saneamento básico, iluminação, entre outras condições de infraestrutura.

Dando sequência à série sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, no quadro UrbanSus, com o professor Marcos Buckeridge, do Instituto de Estudos Avançados da USP, o Jornal da USP no Ar entrevistou Carlos Leite de Souza, professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie e pesquisador do grupo Cidades Globais do Instituto de Estudos Avançados, sobre o décimo primeiro objetivo: tornar as cidades e comunidades sustentáveis.

O crescimento das megalópoles já chegou ao seu máximo na região de São Paulo, Rio de Janeiro e em outras cidades da América do Sul, mas, como aponta Buckeridge, tende a seguir em expansão em regiões como África e Ásia e por isso vem ganhando atenção ao redor do mundo.

O professor Carlos Souza relembra que, no Brasil, a criação e adoção do Estatuto da Cidade empoderou os municípios e delegou muitas funções, dando autonomia e organizando a gestão urbana de forma mais descentralizada.

Segundo Souza, uma das principais discussões é a de como financiar as mudanças em busca de mais sustentabilidade. Em termos de arrecadação, em São Paulo, cidade mais populosa do País, a cobrança de uma taxa sobre a construção e a comercialização de títulos do Certificado de Potencial Adicional de Construção (Cepac) já dá conta de 20% do orçamento para financiamento do município. O desafio é a efetivação do uso desse dinheiro na inclusão social, aponta o especialista.

Os principais impedimentos para esse objetivo, apontados pelo professor, são as decisões políticas, que impedem a continuidade das medidas implantadas através das gestões, e a falta de integração das políticas públicas. Ele traz como exemplo a ser seguido a criação de uma empresa de desenvolvimento urbano em Medellín, após um grave período de crise da cidade, para coordenar as políticas desenvolvidas por diferentes órgãos.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress