Observatório do Desenvolvimento

Notícias

Único setor em alta no PIB do 1º trimestre, agronegócio precisa resistir a impacto da queda na indústria

G1 – 29/05/2020

O agronegócio foi o único setor a registrar alta no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro no 1º trimestre, na comparação com os 3 últimos meses de 2019, segundo divulgou nesta sexta-feira (29) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento foi leve, de 0,6%, impulsionado pela safra da soja que tem, inclusive, perspectiva de recorde para esse ano. Os demais grandes setores da economia, indústria e serviços, sucumbiram aos primeiros efeitos da pandemia do coronavírus, que os obrigou a fechar as portas diante das medidas de isolamento implementadas em meados de março.

Considerado essencial para evitar o desabastecimento de alimentos no país durante a pandemia, o setor agrícola não chegou a parar.

E a alta foi puxada justamente a atividade agropecuária básica, não a agroindústria. Com a safra plantada e boas condições climáticas, o resultado veio mesmo com a contração de renda do brasileiro. O dólar alto em relação ao real também ajudou.

“Exceto no Rio Grande do Sul, a chuva demorou, mas chegou. A safra veio cheia. De fato, há uma percepção de que o setor ficou mais imune a pandemia”, diz o economista Felippe Serigati, professor da FGV Agro.

O que vem por aí

“Agora, é se preparar para a próxima safra com preço formado no exterior e voltado para exportação, que dará fôlego de caixa por conta de câmbio elevado”, afirma. “Com boas notícias, dá para segurar o acumulado do ano.”

Outra ameaça, mais ligada à pandemia, é a interdição da cadeia de produção animal, em uma situação próxima ao que se observa nos Estados Unidos. Por lá, frigoríficos foram fechados pela alta contaminação de trabalhadores pela Covid-19, causando desabastecimento.

O Sul do Brasil e Mato Grosso registraram os primeiros problemas, mas ainda sem perigo de uma crise de oferta.

O Ipea avalia que o PIB do setor agropecuário brasileiro deve fechar o ano com crescimento de 2,5%, sustentado pela perspectiva de safra recorde e aumento das exportações de carnes.

No cenário de maior estresse, considerando os riscos de um maior impacto da Covid-19 sobre a demanda por produtos agropecuários, o Ipea projeta uma alta de 1,3% no PIB do setor.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on linkedin
plugins premium WordPress